1/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
2/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
3/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
4/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
5/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
6/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
7/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
8/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
9/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
10/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
11/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
12/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
13/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
14/14 Fotografia de Claudia Andujar: suíça radicou-se no Brasil em 1955 e percorreu o país produzindo imagens (Claudia Andujar/Divulgação)
Tão alto quanto constante, o nível de excelência das mostras de fotografia realizadas no Instituto Moreira Salles já se tornou uma marca do endereço. A situação segue inalterada na individual da consagrada artista suíça, radicada no Brasil na década de 50. Resultado de uma pesquisa de dois anos no arquivo da fotógrafa, No Lugar do Outro traz um apanhado de sua trajetória desde a chegada a São Paulo — cidade que ela clicou para instigantes ensaios experimentais, com uso de filme infravermelho, entre outros recursos. Uma das salas é dedicada à série Famílias Brasileiras, de registros do cotidiano de quatro grupos: uma família baiana, dona de próspera fazenda de cacau, outra de classe média paulistana, a terceira formada por pescadores, isolada em uma praia de Ubatuba, em São Paulo, e, por fim, um clã mineiro de profundos valores religiosos. Especialmente interessante é a produção da fotógrafa para a revista Realidade, onde trabalhou de 1966 a 1971. Nesse lote encontram-se registros impactantes do trabalho do médium Zé Arigó em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Sua rotina incluía impressionantes operações a sangue-frio. Fotografias de natureza feitas durante as primeiras viagens de Claudia à Amazônia, no começo dos anos 1970, algumas de contornos quase abstratos, completam o acervo.
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ