Força para o Oscar: Ainda Estou Aqui vence prêmio principal em Palm Springs

Já a estatueta de melhor atriz em filme internacional ficou com Zoë Saldaña, pela atuação em Emilia Perez

Por Da Redação
13 jan 2025, 12h04
ainda-estou-aqui
Ainda Estou Aqui: indicações a melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, para Fernanda Torres, no Oscar 2025 (Alile Dara Onawale/Divulgação)
Continua após publicidade

Neste domingo (12), o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, galgou mais um passo rumo às sonhadas indicações a melhor filme estrangeiro e melhor atriz, para Fernanda Torres, no Oscar.

O longa foi considerado o melhor entre 35 produções estrangeiras no tradicional festival de cinema de Palm Springs, na Califórnia.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, Walter Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes”, afirma o texto do júri especializado ao justificar o prêmio para Ainda Estou Aqui. O crítico carioca Marcelo Janot faz parte da comissão julgadora do festival, que só avalia produções de fora dos Estados Unidos.

O prêmio FIPRESCI é concedido pela federação internacional de críticos de cinema, bem respeitada pela Academia, e costuma ser um termômetro para a maior premiação do cinema.

Continua após a publicidade

+ Bom comportamento do motorista dá desconto no IPVA? Regra não vale no Rio

Já a estatueta de melhor atriz em filme internacional ficou com Zoë Saldaña, pela atuação em Emilia Perez, coprodução entre México e França. No Globo de Ouro, a atriz nascida em Nova Jersey foi considerada a melhor atriz coadjuvante em filme.

+ Em 2015, Fernanda Torres exaltou o livro Ainda Estou Aqui em crônica para VEJA Rio. Leia

Continua após a publicidade

O prêmio de melhor roteiro foi concedido ao italiano Vermiglio, que no Festival de Veneza levou o Grande Prêmio do Júri. O filme de Walter Salles fez sua estreia mundial na competição italiana e, na ocasião, conquistou o título de melhor roteiro, para Murilo Hauser e Heitor Lorega, inspirados no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.

A surpresa em Palm Springs veio para o filme Manas, de Marianna Brennand, com Dira Paes no elenco, que recebeu uma menção especial. A produção escancara histórias de abuso sexual.

Continua após a publicidade

Os indicados ao Oscar 2025 serão divulgados no próximo domingo (19), e a cerimônia de premiação acontece em 2 de março, em Los Angeles.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.