Antônio Pedro: os principais papéis do ator carioca morto aos 82 anos

Conhecido por personagens como Bicalho, Nelson Piquete e João Abrealas, da 'Escolinha do Professor Raimundo', ele sofria de insuficiências renal e cardíaca

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2023, 15h48 - Publicado em 13 mar 2023, 15h46
Antônio Pedro
Antônio Pedro: papéis marcantes em novelas, humorísticos e produções infantis. (Tata Barreto/Globo/Divulgação)
Continua após publicidade

Conhecido por personagens como Bicalho, Nelson Piquete e João Abrealas, da “Escolinha do Professor Raimundo”, o ator, diretor, roteirista e produtor de dezenas de filmes, peças e obras na televisão, Antônio Pedro morreu neste domingo, aos 82 anos, de insuficiências renal e cardíaca, no Rio. Ao longo de sua carreira, ele participou não apenas de humorísticos, mas de novelas, programas infantis e séries na TV Globo. Ele foi cremado na tarde nesta segunda (13), no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju.

+ Sem paciência: Anitta desabafa contra a própria gravadora em rede social

Nascido no dia 11 de novembro de 1940, no Rio, Antônio Pedro Borges de Oliveira levou uma vida dedicada às artes. Começou a carreira na década de 1960, fez cursos e especializações em Paris, e estreou na TV Tupi em 1969, em “Super Plá”. Em 1972, fez sua estreia na TV Globo, na novela “O Bofe”. Na emissora, participou de produções como “Sassaricando” (1987), “Bebê a Bordo” (1988), “Caça Talentos” (1996), ‘Explode Coração” (1996), “Sítio do Picapau Amarelo” (2002), “A Diarista” (2006), “Malhação” (2007/2009) e “Zorra” (2015-2017). Seu último trabalho na emissora foi em “Filhas de Eva” (2021).

No cinema, atuou em filmes como “Gabriela, cravo e canela” (1983), “Dias Melhores Virão” (1989) e “O que é isso Companheiro” (1997). Mais recentemente participou do infantil “DPA 2” (2018) e da comédia “Meu Passado me Condena 2” (2015).

Antônio Pedro também atuou na política. Nos anos 1980, foi diretor de teatros da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro) e secretário municipal de Cultura do Rio. Na década seguinte, coordenou o projeto Teatro na Uerj, criou, produziu e encenou 17 espetáculos, vídeos e palestras.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Antônio Pedro deixa três filhos: a atriz Alice Borges, filha da francesa Yvette Tuffal, a atriz Ana Baird, filha da cantora Margot Baird, e Fabio Borges, de seu relacionamento atual com a atriz e maquiadora Andrea Bordadagua.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.