Carioca Nota 10: empreendedora cria loja solidária de moda circular

Idealizada por Fernanda Capobianco, a Boutique do Bem reverte lucro para projeto que apoia mulheres em situação vulnerável em Jardim Gramacho

Por Renata Magalhães
18 fev 2022, 06h00
Boa ação: criou a Boutique pelo Bem, para apoiar os trabalhos de capacitação profissional e educação sexual com as adolescentes de Jardim Gramacho -
Boa ação: criou a Boutique pelo Bem, para apoiar os trabalhos de capacitação profissional e educação sexual com as adolescentes de Jardim Gramacho – (Leo Lemos/Divulgação)

Por quase quatro décadas, o maior lixão a céu aberto da América Latina esteve muito perto da Zona Sul. Alçado à fama global depois do premiado documentário Lixo Extraordinário, do artista plástico Vik Muniz, o local no município de Duque de Caxias foi desativado em 2012, mas pouco mudou desde então em seu entorno.

Jardim Gramacho tem longa tradição de descaso, com comunidades vivendo em condições de extrema pobreza, análogas às de povoados africanos, só que a pouco mais de 30 quilômetros das regiões mais abastadas do Rio. Essa distância, tão curta, chamou a atenção de Fernanda Capobianco logo que a empresária voltou a morar na cidade, após uma temporada em Nova York.

Uma vez aqui, ela se juntou à ONG Corrente do Bem e começou a frequentar a região para levar cestas básicas à área de Gramacho. “É gratificante ver o impacto que mesmo ações pequenas podem ter, mas ao mesmo tempo ficamos com uma sensação de impotência. Nada parece suficiente para sanar uma realidade tão dura”, desabafa Fernanda, que decidiu então ir além.

“Ficamos com uma sensação de impotência. Nada parece suficiente para sanar uma realidade tão dura”

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Influenciada pelo conceito de moda circular, que prega o uso de itens de vestuário pelo maior tempo possível, ela criou a Boutique pelo Bem. Localizada no Botafogo Praia Shopping, a loja abriu as portas em dezembro, só com roupas de grifes doadas. Todo o lucro é revertido para o projeto Mulheres de Luz, braço da ONG encabeçado por Fernanda com o objetivo de prover capacitação profissional através de cursos de beleza e também educação sexual para as adolescentes de lá.

“A gente vê muitas delas engravidando cedo sem nenhum planejamento”, diz Fernanda. “Queremos dar informação e mostrar que existem, sim, outras possibilidades de futuro para essas meninas”, frisa a ativa voluntária, que ainda fechou uma parceria com médicas para que ajudem a disseminar ali métodos contraceptivos.

Qualquer um pode fazer doações para a butique, que já recebeu sacolas saídas dos armários de Giovanna Antonelli e Narcisa Tamborindeguy. Algumas marcas, como Animale, Osklen e Lenny Niemeyer, também abraçaram a causa e enviaram peças. Outra forma de ajudar é comprando alguns dos itens espalhados pelas araras, vendidos entre 49 e 3 000 reais. Um investimento que pode contribuir para o futuro de muitas jovens.

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