Igor Verde: cineasta carioca que conquista streamings globais
Nascido e criado no Complexo do Alemão, o diretor e roteirista trabalhou em obras como Capoeiras, Mania de Você e Reencarne, com Taís Araújo
A capoeira é bem mais que um jogo de corpo. Cada movimento é respeitoso e dialoga com a tradição e a ancestralidade. Com base nesse preceito, o cineasta carioca Igor Verde comandou as gravações da série Capoeiras, que estreou no Disney+ no final de agosto. O diretor e roteirista de 37 anos criado no Complexo do Alemão vem percorrendo uma trajetória meteórica no audiovisual, mas não se esquece de onde cresceu e aprendeu a dar valor às boas histórias. Igor Vieira da Rocha teve a coragem de largar o direito na Uerj para ingressar na PUC-Rio com uma bolsa do Prouni.
Negro e de cabelos tingidos, suportou de cabeça erguida olhares de julgamento na faculdade de elite. “É um ambiente bem racista. Um amigo meu, estudante de comunicação, foi chamado de macaco”, relembra. Focado, ele emendou o estágio na TV da universidade com uma vaga na Rede Globo. “Aprovamos dois cinegrafistas de nome Igor, e um deles parecia um ator de Senhor do Anéis. Para diferenciá-los, um virou Frodo e o outro, Verde, por causa da cor do cabelo”, conta a professora Carmem Petit, sua primeira chefe. Nascia ali um nome artístico.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Antes mesmo de se formar em cinema, Verde ó que hoje mantém os cachos ao natural ó foi promovido a assistente de direção na Globo, e ocupou a função em novelas como Cordel Encantado e Avenida Brasil. Neste ano, assumiu a direção de Mania de Você, antecessora de Vale Tudo, e se firmou no streaming brasileiro, assinando também o roteiro de algumas empreitadas. Além do lançamento de Capoeiras, foi ao Festival de Berlim exibir o seriado Reencarne, da qual é cocriador, e iniciou as gravações de Fúria para a Netflix ó tudo isso sem contar o que ainda está preso ao papel.
“Igor tem muito talento, e o set comandado por ele é amoroso, afetuoso e divertido”, enaltece Taís Araújo, protagonista de Reencarne. Em meio à rotina puxada, o realizador encontra tempo para incentivar os amigos. “Enquanto ele dirigia a novela das 9 e tocava outros dois projetos, me ligava para que eu não desistisse de escrever”, conta o sonoplasta Vitor Francis, compadre e amigo desde a adolescência. Os dois se conheceram em um centro espírita que frequentavam com as famílias no Complexo do Alemão. “É muito bom ver um cara que veio da favela ocupar esse espaço, porque nós sabemos que temos que fazer duas vezes melhor”, celebra MC Cabelinho, no elenco de Fúria.
Formado em escola pública, Verde acredita que aprendeu a driblar o preconceito racial e as dificuldades financeiras por causa da criação que recebeu dos pais, que lhe ensinaram o valor do trabalho. Talvez esse seja o segredo para passar horas a fio no set de filmagem sem perder a paciência. “A galera suou, tá? Na frente e por trás das câmeras”, diz a produtora de Capoeiras Iafa Britz, que acompanhou as gravações no verão carioca. “Venho da favela e sou talhado de otimismo. Não tinha como ser diferente”, reflete o cineasta, que, no entanto, enfrentou uma crise quando resolveu trocar o direito pelo audiovisual.
“Quando ele deu a notícia, a casa caiu. Nossos pais ficaram magoados, mas hoje morrem de orgulho”, recorda a irmã, Fabiana. “Tive pouquíssimas oportunidades de trocar com diretores negros na carreira. Me ver representado foi uma experiência única”, observa Sérgio Malheiros, protagonista da série do Disney+. Por mais que carregue uma trajetória digna de cinema, Verde gosta mesmo de contar histórias bem diferentes das dele e, inclusive, foi semifinalista do Prêmio Jabuti, há dois anos, com o romance Viralizou, escrito com Juan Jullian. “O medo não pode ser uma negação para a vida”, enlaça. Ele está só começando.
DEDO VERDE
Projetos audiovisuais que passaram pelas mãos do jovem cineasta
REENCARNE. A série de horror sobrenatural cocriada pelo roteirista é estrelada por Taís Araújo e foi selecionada para o Festival de Berlim. Estreia em 23 de outubro no Globoplay.
CAPOEIRAS. Baseada em um livro do mestre Nestor Capoeira, a trama dirigida por Verde traz as aventuras de dois capoeiristas encarnados por Sérgio Malheiros e Raphael Logam.
MANIA DE VOCÊ. Depois de ser assistente de direção em folhetins como Avenida Brasil, ele foi um dos diretores da novela das 9 escrita por João Emanuel Carneiro.
FÚRIA. Produzida pela Netflix e criada por Verde, a produção mergulha no universo do MMA e tem no elenco Cláudia Raia, MC Cabelinho e Eduardo Moscovis. As filmagens estão em curso.
Leilão com quase 400 gibis raros: já tem lance de mais de R$ 3 mil





