Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Após sucesso em 2023, Luiz Antonio Simas vira curador da Bienal do Livro

O professor e escritor vai integrar o time do Café Literário, ponto de encontro para descontraídas reflexões sobre cultura e arte

Por Marcela Capobianco
5 dez 2024, 12h24 • Atualizado em 5 dez 2024, 12h38
luiz-antonio-simas
Luiz Antonio Simas: historiador  (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Professor de história, escritor e especialista em carioquices, Luiz Antonio Simas fará sua estreia como curador da Bienal do Livro Rio 2025, integrando o time responsável pelo Café Literário.

    Simas sabe como ninguém transformar a sabedoria das ruas em literatura, e tem mais de trinta livros publicados. Em 2023, o professor lançou no evento o Boteco do Simas, sucesso absoluto, misturando boas histórias e análises profundas em um ambiente leve, características marcantes do autor.

    De acordo com a organização do evento, Luiz Antonio Simas será um dos grandes nomes da edição especial que celebra os 25 anos do maior evento de literatura, cultura e entretenimento do país.

    + Com direito a roda-gigante literária! Como será a Bienal do Livro 2025

    O espaço do Café Literário com Simas será um ponto de encontro para descontraídas reflexões sobre a cultura carioca, onde literatura, história e a oralidade das ruas se entrelaçam.

    Continua após a publicidade

    Simas é mestre em História Social pela UFRJ, educador popular com três décadas de experiência em sala de aula e referência na valorização das culturas de rua. Seu trabalho rendeu três indicações ao Prêmio Jabuti, além da vitória na categoria Livro do Ano, em 2016, com o Dicionário da história social do samba, parceria com Nei Lopes.

    Também poeta e compositor, tem suas letras gravadas por estrelas da música brasileira como Maria Rita e Criolo. Foi curador de exposições notáveis como Crônicas cariocas, ao lado de Conceição Evaristo, e Semba/Samba: corpos e atravessamentos, com Nei Lopes. Mantém, há mais de 15 anos, projetos populares de aulas públicas em ruas, praças, botequins, coretos, quadras de escolas de samba e terreiros.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Mais curadores

    A Bienal do Livro já anunciou outros nomes conhecidos na curadoria do próximo evento, como o Pedro Pacífico, o @Bookster, escritor e criador de conteúdo on-line, Thalita Rebouças, escritores, Clara Alves, escritora best-seller e Lázaro Ramos, ator e escritor.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês