Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Milton Nascimento recebeu diagnóstico de Parkinson em 2023, revela filho

Homenageado da Portela ao músico rendeu o quinto lugar na colocação. Escola volta para o desfile das campeãs, no sábado (8)

Por Da Redação
6 mar 2025, 11h50 • Atualizado em 6 mar 2025, 11h50
Milton entre girassóis: "Um dos melhores momentos da vida"
Milton entre girassóis: "Um dos melhores momentos da vida" (Tata Barreto/Riotur)
Continua após publicidade
  • O cantor e compositor Milton Nascimento foi celebrado com toda a pompa e merecimento pela Portela em um desfile que garantiu à escola o quinto lugar em 2025 – o que carimba a volta da agremiação ao desfile das campeãs, no próximo sábado (8).

    Ao cruzar a Praça da Apoteose, o artista afirmou que aquele foi o dia mais feliz de sua vida, agradecendo à Azul e Branca de Madureira e Oswaldo Cruz. Devido às dificuldades de locomoção, Milton desfilou sentado no último carro alegórico, que representava o sol.

    O filho do cantor, Augusto Nascimento, revelou ao Jornal Nacional que Milton foi diagnosticado com doença de Parkinson há dois anos, mas vem convivendo bem com a doença dentro do possível. “Isso vem trazendo limitações com a idade, e ainda junta com a diabetes. Em paralelo, ele está feliz com a vida, empenhado com o lance da Portela, com todas as homenagens e honrarias que vem recebendo”, disse Augusto.

    Em 2022, o artista se despediu oficialmente dos palcos, com a emocionante turnê A Última Sessão de Música, após seis décadas dedicado ao ofício.

    Em fevereiro deste ano, ele foi indicado ao Grammy de melhor álbum vocal de jazz pelo trabalho com a americana Esperanza Spalding. Na cerimônia, Milton teve uma cadeira negada na fila A – a que concentra os principais concorrentes da noite – e, como tem dificuldades de subir escadas, acabou desistindo de acompanhar a premiação.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    A doença de Parkinson afeta o sistema nervoso central, região do cérebro encarregada de receber e processar informações, e principalmente o sistema motor, que é responsável por controlar os movimentos do corpo.

    O Parkinson é causado pela redução progressiva da produção de dopamina, molécula cerebral que responsável por controlar os movimentos como andar, escrever e falar. É a segunda doença neurodegenerativa (quando os neurônios se deterioram) mais comum no mundo, e afeta cerca de 11 milhões de pessoas ao redor do globo, segundo informações disponíveis no site do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

    Continua após a publicidade

     

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês