Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

A pedido da Fiocruz, Paes vai endurecer medidas restritivas

Prefeito se diz assustado com dados divulgados por cientistas; Rio está entre os estados que passam por momento mais crítico desde o início da pandemia

Por Da Redação
3 mar 2021, 14h31 • Atualizado em 3 mar 2021, 19h05
A imagem mostra o prefeito Eduardo Paes falando ao microfone numa bancada com fundo amarelo
Eduardo Paes: prefeito anunciou a flexibilização de algumas medidas restritivas na cidade (Tomaz Silva/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A Fundação Oswaldo Cruz foi incisiva na nota técnica que divulgou nesta terça (2): o cenário da pandemia de Covid-19 no país nunca foi tão assustador. De posse dessa informação, Eduardo Paes pode decretar medidas restritivas mais duras na cidade ainda nesta quarta (3). O anúncio deve ser feito ao final de uma reunião entre o prefeito e o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

    ‘Vacina, sim!’: Imunizado, Roberto Carlos faz campanha a favor da ciência

    No texto divulgado em seu site, a Fiocruz aponta o agravamento da pandemia em 19 estados — entre eles o Rio, que tem 88% de taxas de ocupação de leitos de UTIs. Segundo o boletim da Fundação, “pela primeira vez desde o início da pandemia, verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos e de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de SRAG (síndrome respiratória aguda grave), a alta positividade de testes e a sobrecarga dos hospitais”.

    Covid: Alô, carioca entre 78 e 67 anos! Saiba que dia você será vacinado

    O prefeito diz que teve acesso a este nota, “mas as informações que me passaram é que existe uma estabilidade na rede municipal de Saúde, nos leitos e filas zeradas”, disse. “Diante dessa notícia, eu convoquei os técnicos para eles me dizerem o que devo fazer. Não sou epidemiologista. Mas, se os infectologistas e os epidemiologistas nos disserem que teremos que tomar medidas mais duras, vamos tomar”. Paes afirma que não vai esperar “o pior acontecer” para tomar uma atitude. “Eu adoraria que a cidade funcionasse normalmente. Aqui não existe negacionismo. Vamos tomar todas as medidas necessárias”.

    Continua após a publicidade

    BBB: site traduz frases para o ‘lumenês’ – e resultado é hilário

    A agenda de Eduardo Paes divulgada para esta quarta (3) prevê uma entrevista coletiva às 15h. Assunto: sistema de bilhetagem eletrônica do BRT. A expectativa é que ele anuncie mudanças na condução do combate à pandemia na cidade logo depois de se pronunciar sobre a questão do transporte.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês