Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Preta Gil e Carolina Dieckmann estiveram juntas até o fim

Amigos famosos da artista, como Ivete Sangalo, Angélica e Luciano Huck, deixam relatos emocionados em postagens nas redes sociais

Por Da Redação
Atualizado em 21 jul 2025, 15h43 - Publicado em 21 jul 2025, 14h16
carolina-preta
Melhor amiga, Carolina Dieckmann esteve ao lado de Preta Gil até os últimos momentos (./Reprodução)
Continua após publicidade

A atriz Carolina Dieckmann, melhor amiga de Preta Gil, esteve com ela até os últimos momentos. Carolina voou para Nova York, onde Preta estava internada em busca de um tratamento para o severo câncer que enfrentava desde 2023, e segurou a sua mão o quanto pôde. O relato de despedida nas redes sociais foi dos mais comoventes:

+ Governo e Prefeitura decretam três dias de luto pela morte de Preta Gil

 ‘Eu não sei o que dizer… Tô sozinha no aeroporto, indo embora sem você. Te fazer carinho – incessantemente – esses últimos 4 dias, estar tão perto, com você… Foi o maior presente do mundo. O universo se abriu pra que eu estivesse aqui. Nossa conexão me chamou… E eu vim. Eu ainda to aqui, preta. Eu vim, eu vim. Descansa, meu amor. Como você lutou… Vai ser muito difícil, mas é uma bênção o tempo que tivemos… E nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade, mas vou viver com vc aqui, dentro!!! Amores, obrigada pelas mensagens. Digam eu te amo a quem vocês amam… Essa é a lição. Esse é o legado. Isso é @pretagil’.

+ Preta Gil fez discurso emocionante sobre superação em prêmio de VEJA Rio


Confira abaixo mais relatos emocionados de amigos famosos de Preta. 


Angélica

‘Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas que a gente leva pra sempre, mesmo quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração pra mim. Você lutou com dignidade e coragem. Descaaaansa, meu amor. Te levo pra sempre no meu coração!’

Continua após a publicidade

 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Luciano Huck

‘Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Fomos Amigos — com A maiúsculo — por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo. Preta era família. E nós, parte da dela. Ela esteve presente nos momentos mais marcantes e felizes da minha vida. E nas minhas melhores memórias, lá está ela: rindo, vibrando, acolhendo, vivendo intensamente junto com a gente. Vou sentir muitas saudades. MUITAS. Vá em paz, minha irmã querida. Seguiremos por aqui cuidando dos seus e celebrando sua existência em cada lembrança, em cada conversa, em cada sorriso. Te amo — hoje e sempre’.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ivete Sangalo

‘Meu amor. Que caminhada, hein! Eu nem sei o que escrever pra você , porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer: que bom que a gente se a encontrou por aqui. Me apaixonei por você no mesmo instante em que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Você tão corajosa, minha Pretoca, tão firme e valente. Ah, como eu vou sentir sua falta, viu? Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza . Siga em paz’

Cleo Pires

‘Minha amiga, muitas vezes meu norte sem nem saber. Que falta você vai fazer. Que perda horrível é te perder. Te amo pra sempre.’

Milton Nascimento

Muito triste pela partida tão precoce da querida Preta Gil. Os meus mais sinceros sentimentos ao meu grande irmão, Gilberto Gil, Sandra Gadelha, Flora Gil, Francisco, e todos os familiares e amigos. Descanse em paz”.

Continua após a publicidade

Taís Araujo

“O que fica dessa vida é o que a gente faz dela. Preta fez amor, brilho, luz, liberdade, amizade, festa, beijos, tantos desejos realizados! Deixou um legado e eu sou seguidora firme e fiel das aulas que tive com Preta. A despedida precoce dói muito por aqui, mas ao mesmo tempo que honra aprender tanto com ela. Te amo para sempre.”

Lázaro Ramos

Continua após a publicidade

“No Dia o Amigo, você partiu. Logo você, amiga de tantos. Tão amada, tão corajosa. Custa acreditar que essa lutadora não estará aqui conosco. Você é um símbolo de vida, Pretinha. Muito triste te ver partir. Que o Orun te receba e te acolha como você merece. Te amo Preta!”

Luísa Sonza

“Te amo pra sempre. Obrigada pela sua existência, sua generosidade, sua grandeza, sua luz. Jamais esquecerei tudo que você já fez por mim, Preta, obrigada por ter sido TANTO. Você é eterna. O mundo não é tão incrível e nem faz sentido sem você. Que dor.”

Xuxa

“Que sua força, alegria e amor por tudo que você fez nunca seja esquecido…Você é eterna… beijos a toda família e seus amigos (a dor deve ser incalculável)”

Continua após a publicidade

Margareth Menezes

‘Preta, preta , pretinha… Vá em Paz, minha querida. Lhe conheci adolescente e de alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora, mais autêntica do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papa na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. A família Gil, todo meu amor e solidariedade. Meu amado Gil, Flora e Drão, Francisco, Maria, Nara, Bela, Bem, José, Marília, toda família, meu abraço. Obrigada por tanto amor à vida! Valeu, Pretinha. Preta Gil, Presente!’

Juliana Paes

 “Nunca fui grudada em Preta…. Não somos amigas de infância, não fomos criadas próximas, não éramos melhores amigas de juventude também….Eu sou de Nikiti, né? Enfim… O que eu tinha com ela era um gostar mesmo de graça… Gostei dela desde a primeira vez que falei com ela …. E gostava mais cada vez que encontrava…. Cada vez que ia assistir seu show na The Week, várias vezes… Ela me chamava de Véia e eu carinhosamente a chamava de volta… E toda vez que a gente se via, com filhos ou não, era sempre véia pra cá, véia pra lá e risada….

E gargalhada e para, Véia kkkk sua louca!!! Kkkk e fizemos um bazar e minhas amigas ficaram apaixonadas pela Véia cheia de graça e vida e vontade de fazer dar certo… Tudo…. E deu! Deu certo, Veia… Deu certo o tanto de gente que te gosta quem nem eu , sem muita explicação, gosta porque gosta; gosta poerque se sente bem perto; porque gosta de si mesmo quando estava perto….. Hoje eu acordei sentei na cama pra fazer minha oração habitual quando levanto…. Seu nome me cruzou o pensamento: Preta… Passou por mim o teu nome… Mandei axé e só bem mais tarde soube que vc estava de mudança! Pois boa viagem, siga na paz, minha veinha!!! Leve todo amor que colheu por aqui e saiba que deixou inspiração pra todo canto! Voa, Véia! Te amo. Meus puros sentimentos a toda família!!”

Ana Carolina

 ‘Hoje, o palco perdeu verdade. Perdeu cor, perdeu coragem. Hoje, o palco está triste. A Preta se foi, minha amada pretinha, e com ela vai uma parte da minha história, das músicas, das conversas engraçadas e profundas, das trocas que não cabem em legenda. Quando ouvi o vibrato da voz da Preta, eu comecei a encorajá-la a cantar, quando ela ainda estava descobrindo essa vontade dentro de si. Para encorajá-la mais ainda, eu e Antonio Villeroy escrevemos a primeira música de trabalho dela — Sinais de Fogo. Depois, veio Stereo. Ela contava por aí, sempre rindo, que foi apaixonada por mim. E eu sempre dizia: “não ficamos, mas eu fiz canções pra ela” — porque era assim que a gente se amava. Do nosso jeito, bonito, verdadeiro, inteiro. Ver a artista e a mulher que ela se tornou foi um orgulho silencioso que sempre levei comigo. Das últimas vezes em que estive com ela, cantei Pra Rua Me Levar. Foi meu jeito de segurar sua mão, mesmo diante do invisível. Ela sabia. E eu também. Estou imensamente triste. Não consigo parar de chorar. Sem saber direito como dizer o quanto sou grata por tudo o que vivemos — Pelo amor que virou música, Pela risada que virou memória, E por tudo que ela foi — pra mim e pra tantos. Mulher corajosa. Mulher forte. Vai na luz minha eterna pretinha!’

Fernanda Paes Leme

‘Precisei me reorganizar emocionalmente pra me despedir da melhor forma que eu podia, porém jamais será o suficiente da forma como você merece. Te amarei pra sempre, Tchuca… E a saudade já é imensa. Como preencher o vazio que sua presença tão viva, tão colorida, tão escandalosa e tão amorosa ocupava? Não tem como. Em meu lamento, me dei conta que minha filha não vai crescer com a presença física da Tia Preta, mas ela te conheceu e vai ouvir todas as nossas histórias e vai te admirar, se orgulhar e se inspirar nessa força da natureza que também me inspirou desde o primeiro dia em que nos encontramos. Escrevo isso mais pra mim, porque pra você, eu tive a oportunidade de sempre poder falar tudo que quis pessoalmente. Te amo, Tchuca. Minha Amiga. Minha Preta. Minha estrela. Meu anjo da guarda. Obrigada por tanto! Um beijo imenso em toda família, amigos e fãs’.

Marcos Mion

‘- MARIAAAAA! – MAARRRRCOSSS! Era sempre assim que a gente se chamava. E a última vez tá ali no final do carrossel… pra eu guardar. Você me enxergou num momento que o mercado falava que minha carreira tinha acabado, idos de 2002 … e como o furacão que sempre foi, colocou tudo de pé! Eu principalmente. Sendo uma das primeiras pessoas que me olhou nos olhos e disse que eu era muito bom e chegaria onde eu sonhasse. E que prazer sempre foi depois dessa época te receber no palco e lembrar disso… Meu carinho por vc é eterno. Minha gratidão nem se fala … Como rezei, torci, me preocupei e mentalizei pela sua cura… e o melhor de tudo é poder ter dividido isso sempre com você. Enquanto tô aqui chorando e escrevendo … buscando essas fotos de 2002 (!!!), tô lembrando de cada coisa, cada história, cada conversa … começo a sorrir entre as lágrimas … Mariaaaa, vc vai viver no coração de todos que vc tocou pra sempre. Uma luz muito forte por onde passou’.

Fernanda Torres

‘Amada Preta, imensa Preta. Todo meu amor ao Gil, a Sandra, ao Francisco, a Sol e a todos os Gils’.

Ludmilla

‘Eu vou sentir tanta mas tanta saudades de você! Ainda me faltam palavras… É difícil aceitar. O silêncio que fica, carrega uma saudade imensa, mas também uma gratidão que transborda. Gratidão por ter vivido tanta coisa ao seu lado, por ter te chamado de amiga, por ter te sentido tão perto de mim, da minha vida, da minha história. Preta Gil, você era única. Forte, verdadeira, generosa, presente. Você era dessas pessoas que iluminam qualquer ambiente, que abraçam com o olhar, que acolhem com a alma. Mesmo nos dias mais difíceis, você nunca deixou de sorrir, de lutar, de amar. Sua coragem, sua alegria, sempre foram inspiração pra mim. Eu levo pra sempre na lembrança, nas conversas, nas risadas, na música e na vida. Descansa em paz, meu amor. Eu te amo pra sempre’.

Ana Maria Braga

 ‘Pretinha, você vai fazer muita falta. Sua partida tão precoce deixa um vazio imenso, um buraco no peito difícil de explicar. Mas é impossível não lembrar da sua luz, da sua força, do seu sorriso sempre tão contagiante. Meus sentimentos a toda família Gil, aos amigos, aos fãs. Descanse em paz, minha linda’.

 

Thiaguinho 

Há cerca de dois anos, orávamos em alto e bom som para toda a cidade de Niterói (RJ) ouvir. Era uma grande corrente pela recuperação da nossa Preta! Um dia inesquecível. De cima do nosso palco, ela nos presenteou com um instante que ficará eternamente gravado em nossos corações. Sua presença era luz, sua voz era força, e o seu sorriso, mesmo entre lágrimas, mostrava esperança. Foi mais que uma participação. Foi um abraço coletivo e uma celebração da vida. Hoje, nos despedimos de uma amiga que nos ensinou que viver é lutar com alegria, amar com intensidade e nunca abandonar a fé. Uma voz que ecoou e continuará ecoando a potência da mulher e da cultura brasileira. Que ela siga nos iluminando e festejando, onde quer que esteja. Preta vive’.

Lula

 ‘Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento. Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam’.

 

Carol Sampaio

 ‘Dia do amigo, um dia tão simbólico, né, Didi… Você, a amiga mais fiel e a pessoa mais grata que existe… a pessoa que nunca esqueceu os seus e sempre deu a mão para todos os seus amigos em todos os momentos mais importantes e especiais! Sou eternamente grata por ter você na minha vida, eternamente grata por ter vivido tantas coisas com você… Você é luz, você é amor, você é legado! E pode ter certeza que seguiremos aqui lembrando diariamente de você! Que sorte a minha ter realizado a sua festa de 50, e ter visto e vivido tanto amor… e esse amor que segue aqui… e vamos te celebrar pra sempre! TE AMO, TE AMO, TE AMO! Minha eterna Didi’

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês