Governo e Prefeitura decretam três dias de luto pela morte de Preta Gil
Cantora de 50 anos morreu neste domingo (20), em Nova York, onde fazia um tratamento experimental contra o câncer
O governo do estado e a prefeitura do Rio decretaram luto oficial de três dias pela morte de Preta Gil, neste domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A cantora de 50 anos estava em Nova York, onde fazia um tratamento experimental contra a doença que ela tratava desde janeiro de 2023. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou “profundamente triste” com a notícia e que ligou imediatamente para o pai de de Preta, Gilberto Gil, e sua mulher, Flora, para confortá-los nesse momento de dor, além de enviar um “abraço amigo e
carinhoso” ao filho da cantora, Francisco, e à neta, Sol de Maria. “Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, escreveu o presidente. “Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, acrescentou.
+ Morre a cantora Preta Gil, aos 50 anos, após longa batalha contra o câncer
“Símbolo de representatividade na cultura brasileira, a voz da artista ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade”, diz a nota oficial divulgada pelo governo do Rio. “Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse. Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar”, lamentou o prefeito.
À noite, Gilberto Gil divulgou uma nota nas redes sociais informando que a família está organizando a repatriação do corpo da filha. Ainda não há previsão de quando isso vai acontecer, mas o enterro da cantora será no Rio, onde ela vivia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor. Da relação, o casal ainda teve Pedro, morto aos 19 anos em um acidente de carro, em 1990, e Maria. Além dos dois, Preta tinha mais cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José, e Bela Gil (da relação do cantor com Flora). A cantora se casou com o ator Otávio Müller em 1994, e com ele teve Francisco Gil, seu único filho. Francisco é pai de Sol de Maria, única neta de Preta. Separada de Otávio dese 1995, em 2009 Preta se casou com o mergulhador Carlos Henrique Lima, com quem viveu até 2013. No mesmo ano, ela começou a namorar Pedro Godoy. Os dois se casaram dois anos depois e ficaram juntos até 2023. O término aconteceu durante o tratamento de Preta contra o câncer.





