Imagem Blog

Programinha Carioca

Por Raquel Kuhn, jornalista e mãe de três Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Passeios, viagens e rolês em família

Adeus, telas! Estudo mostra que touchscreen deixa a criança mais distraída

Tire os eletrônicos da sala e abra espaço para lápis de cor, areias modeláveis e jogos que estimulam o desenvolvimento dos pequenos

Por Raquel Pereira
Atualizado em 29 jan 2021, 19h37 - Publicado em 28 jan 2021, 14h22
Ler, brincar de massinha, colorir... estimule seu pequeno fora das telas!
Menores de dois anos não devem ter nenhum tipo de exposição às telas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (Divulgação/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

Passar muito tempo em frente às telas é prejudicial ao desenvolvimento das crianças, mas isso já não é segredo para ninguém. A novidade agora é que uma pesquisa feita por especialistas de universidades inglesas revela que pequenos que fazem uso diário de touchscreen se distraem com muito mais facilidade. O estudo foi aplicado em 40 crianças, em três diferentes momentos, no intervalo de dois anos e meio. Ao longo do experimento, aos 12 meses, 18 meses e 3 anos e meio, os miúdos realizaram tarefas no computador com um rastreador ocular capaz de medir o nível de atenção.

Apenas reforçando: de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, menores de dois anos não devem ser expostos às telas; é preciso limitar uma hora por dia para pequenos entre dois e cinco anos; o ideal é permitir apenas duas horas por dia para crianças entre seis e 10 anos; e controlar três horas para os adolescentes até 18 anos de idade. As recomendações estão aqui.

E então, que tal oferecer novas formas de aprendizado e experimentação e, desta forma, contribuir para relações sociais, raciocínio lógico, além de outros tantos benefícios para eles? Listamos abaixo algumas dicas.

Incentive as brincadeiras com escrita
A BIC acaba de lançar sua nova plataforma de e-commerce, o Mundo Bic, e apresenta muitas fofuras no portfólio. Por aqui, especialmente dois produtos são sinônimos de euforia: as canetinhas BIC Evolution com tinta ultra lavável, que garantem muitos rabiscos na pele e nos tecidos; e o lápis de cor aquarelável que, ao entrar em contato com a água se transforma em uma aquarela.

Estimule a reflexão
O livro-caixinha Consequências (Matrix Editora, R$ 37) com 50 questões tem como objetivo fazer as crianças pensarem em seus atos e desenvolverem a empatia, ética, autocuidado e disciplina. Criado pela psicóloga Rafaelle Benevides, o livro traz perguntas como “você costuma compartilhar seus brinquedos? O que aconteceria se outra criança pedisse para usar seus brinquedos agora?” e “você já pegou algo que não era seu e esqueceu de devolver?”.

Continua após a publicidade

Raciocínio rápido
Febre mundial, o Dobble é o jogo mais vendido da Europa para maiores de três anos. Ele desafia a velocidade do pensamento e o senso de observação dos pequenos. Funciona assim: o jogador ganha se conseguir identificar o símbolo comum entre duas cartas antes dos demais participantes. Tem uma versão ótima à prova d´água.

Detetivão, que tal?
Se a criança for muito pequena, escreva dicas simples em um papel e leia para ela. Já para os maiores, pistas com charadas escondidas em lugares inusitados rendem boas gargalhadas. Se você quiser aproveitar a temática e investir em um jogo, o fenômeno Detetives do Prédio Azul, série do canal Gloob, tem um Box de Atividades em parceria com a Copag.

Leve todo mundo para a cozinha
Que tal preparar algo delicioso juntos? Para tornar o momento ainda mais especial, o fofíssimo livro ‘Divirta-se com a Rapha na cozinha’, da atriz mirim Raphaela Alvitos, é uma ótima dica. Com linguagem fácil e simples, a adolescente dá dicas de cortes, apresenta receitas básicas e conta um pouco sobre os bastidores do reality Super Chefinhos, do programa Mais Você, no qual foi vencedora em 2019.

É bagunça, mas estimula
Estudo mostram que experiências sensoriais precisam fazer parte da vida das crianças desde os primeiros meses de vida. A areia mágica, uma espécie de massa moldável que não gruda, é bastante interessante para os pequenos de todas as idades. É sucesso e distração por horas que fala? A Sunny Brinquedos tem três modelos, a partir de R$ 19,99: Molde Castelo, Areia Praia e Conchas do Mar.
.
.
Siga a gente no instagram: @programinhacarioca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.