Academia de juízes é considerada ilegal e TJ-RJ terá devolver R$ 5 milhões

Espaço Mútua funcionava no 1º andar do Tribunal de Justiça do Rio desde 2014

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2018, 13h28

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou nesta quinta (28) a ordem para que o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) deixe de custear o funcionamento do Espaço Mútua. Mantida com dinheiro público, a academia de ginástica funcionava no 1º andar do TJ desde 2014.

Aulas de alongamento, boxe tailandês, defesa pessoal, ginástica funcional, musculação e yoga eram alguns serviços oferecidos pelo Espaço Mútua. O nome é uma alusão à Mútua dos Magistrados, entidade sem fins lucrativos que tinha exclusividade de uso da academia. De acordo com o CNJ, o contrato de R$ 5.067.438,70 firmado para manter o local em funcionamento até 2019 era irregular por incluir pagamentos não previstos no orçamento do TJ-RJ e não ter sido precedido por uam licitação.

“A celebração de convênio deve ser precedida de chamamento público ou de procedimento semelhante, sempre que o Poder Público travar ajuste com entidade privada sem fins lucrativos e o objeto puder ser realizado por vários sujeitos”, afirmou o conselheiro Luciano Frota. O procedimento que deu origem à decisão foi apresentado Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.