Número de acidentes de trânsito com morte cresce 15% em um ano
E não só este índice mostra o aumento da insegurança no trânsito: atropelamentos, homicídios culposos motoristas embriagados e sem carteira também subiram
O número de acidentes de trânsito que resultaram em morte aumentou 15% no Rio de Janeiro em um ano. segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), na comparação entre o 1° semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, este não é o único indicador de violência no trânsito que cresceu no estado: também cresceram os índices de atropelamentos (14%); homicídios culposos no trânsito (16,3%); pessoas dirigindo sob efeito do álcool (24,6%); e motoristas flagrados sem habilitação (22,7%).
+ O que os candidatos à prefeitura do Rio à frente nas pesquisas pensam sobre problemas da cidade
Entre os motivos que colaboram para o aumento da insegurança no trânsito estão o avanço de sinal, dirigir entre os carros, atravessar fora da faixa de pedestres e ignorar equipamentos de segurança. Falhas na fiscalização são apontadas por especialistas como um fator que colabora com a disparada dos índices.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Aumentou muito a quantidade de motociclistas, entregadores de app, motoristas de app, transporte de app, vans ilegais, o transporte irregular, de maneira inadequada cresceu muito”, disse ao RJ-2, da TV Globo, Leandro Rocha, professor do departamento de Construção Civil e Transporte da Uerj. “As pessoas estão com muita pressa e pouca educação para respeitar o próximo e o direito do próximo no trajeto no dia a dia. (…) Tem que intensificar a fiscalização. As pessoas não gostam de multa. A fiscalização é essencial pra coibir motoristas sem habilitação, embriagados. A fiscalização é essencial pra reduzir esses números que são alarmantes“, completou o especialista.