Da laje do Michael Jackson à Chácara do céu: guia para ver o Rio de cima
Em sua oitava edição, Almanaque Carioquice 2025 destaca mirantes, trilhas, bares e experiências que oferecem ângulos privilegiados de paisagens impressionantes

O céu é o limite para o Almanaque Carioquice 2025, que nesta edição convida cariocas e turistas a descortinarem o Rio sob uma nova perspectiva: das alturas. Em sua oitava edição, a publicação destaca mirantes, trilhas, bares e experiências que oferecem ângulos privilegiados das paisagens mais impressionantes da capital fluminense.
+ Setenta motivos para amar o Rio, há 460 anos renovando suas maravilhas
Entre os destaques deste ano estão o Museu da Chácara do Céu, união do patrimônio artístico com a paisagem carioca; o Instituto Yoga na Maré, que visa transformar a comunidade por meio de práticas integrativas de saúde, como yoga e meditação; a Laje do Michael Jackson, imortalizada no clipe “They don’t care about us”, no Morro Dona Marta, que atrai visitantes globais e simboliza resistência pelos direitos humanos; o Samba da Providência, uma das expressões mais autênticas desse ritmo tão carioca, realizado no cume do morro homônimo; além de trilhas, parques e muito mais.
“A cada edição, buscamos um novo olhar sobre a cidade, destacando lugares que contam histórias e refletem a identidade vibrante dos cariocas. Em 2025, queremos levar o leitor às alturas, revelando o Rio visto do céu, sem perder a essência que faz dessa cidade um lugar único”, explica João Pedro Faro, CEO da Insight, responsável pela publicação que, ao longo dos anos, tem explorado diferentes facetas da cidade. Em 2024, Por exemplo, destacou os locais onde tribos urbanas e grupos diversos se encontram. Em 2023, mapeou os espaços inovadores do Rio. Já em 2022, retratou a resiliência da cidade na retomada pós-pandemia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Almanaque Carioquice é mais do que um guia, é um projeto cultural com 21 anos de existência, que tem como objetivo retratar o sentimento único, original e exclusivo do Rio de Janeiro e de sua gente, por meio de matérias, dicas, reportagens, entrevistas, roteiros especiais e curiosidades da cidade. Desenvolvido pela Insight Comunicação, em parceria com o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), o Almanaque vai além das páginas da publicação anual, produzindo e divulgando conteúdos nos seus perfis no Instagram, TikTok e Facebook, alcançando mais de dois milhões de pessoas por mês.