Anitta se prepara para estrear programa na TV e lançar carreira internacional
Dona de uma carreira meteórica, a cantora elogiada por Caetano Veloso e pelo novelista Aguinaldo Silva dá o que falar com suas músicas e com a transformação de seu visual
Era pouco mais de 1 da tarde de quinta-feira, 24, quando a cantora Anitta, de 23 anos, chegou para a sessão de fotos que ilustra esta reportagem. “Desculpa o atraso, odeio falta de pontualidade”, disse, enquanto se apresentava. O atraso a que ela se referia não chegava a quinze minutos. Acompanhava a cantora um verdadeiro entourage — um maquiador, uma figurinista, um assessor de imprensa e duas produtoras (uma delas encarregada de transportar a marmita da chefe e servi-la quando solicitado). O séquito dá a medida da ascensão de Anitta no showbiz brasileiro. Autora e intérprete de hits como Show das Poderosas, Meiga e Abusada e Bang, primeira brasileira a vencer o MTV Europe Music Awards, no ano passado, a moça desfruta o status de ser o ativo mais rentável da gravadora Warner Music no Brasil. O clipe de Bang, o carro-chefe de seu último álbum, homônimo, bateu recorde no YouTube brasileiro, atingindo a estratosférica cifra de 100 milhões de visualizações em apenas 100 dias — único a conquistar feito semelhante, o cantor Michel Teló levou 160 dias para alcançar a marca com Ai, Se Eu Te Pego. Enquanto era maquiada no camarim e falava sobre seus guias espirituais (Anitta consulta de pai de santo a médium), ela fez questão de tomar o pincel para dar um toque pessoal à produção. Ao se olhar no espelho, não conteve a exclamação: “Nossa, como eu estou gata!”.
Nos últimos dias, Anitta não saiu do noticiário dos sites na internet. Com milhões de seguidores nas redes sociais, ela é um fenômeno de popularidade. Poucos dias antes do encontro com VEJA RIO, os internautas haviam ido à loucura com as fotos em que ela aparecia com um preenchimento labial recém-executado. Em um clique para lá de desfavorável, sua boca surgia estranhamente distorcida. Resultado: a hashtag “Anitta bico de pato” foi parar entre os cinco tópicos mais comentados do Twitter. Durante o feriado, bombou nas redes um vídeo em que um fã invade o palco de um show em Pernambuco para lhe dar um ovo de Páscoa. A cena de Anitta correndo do rapaz, rapidamente interceptado por um segurança, é hilária. E no domingo foi a vez de uma entrevista concedida ao apresentador Fausto Silva repercutir on-line, com destaque para um convite feito ao vivo pelo autor de novelas Aguinaldo Silva para que ela interprete uma personagem em seu próximo folhetim na TV Globo. “Depois de uma série de cantoras meia-bomba, a gente precisava de alguém que realmente botasse para quebrar”, declarou Silva a VEJA RIO. Confiante e absolutamente focada na carreira, Anitta, que cobra a partir de 80 000 reais por show, não para. Em 7 de abril, abre sua turnê nacional com um show no Barra Music. Cinco dias depois, lança-se em um novo desafio e estreia como apresentadora no canal Multishow, comandando a terceira temporada do Música Boa ao Vivo, programa que promove encontros musicais e era apresentado pelo cantor Thiaguinho. “Meu negócio é me jogar mesmo. Quero cantar outros ritmos, desmistificar o rótulo de funkeira e de que mulher bonita ou que faz plástica é burra”, dispara.
Nascida Larissa de Macedo Machado e criada em Honório Gurgel, na Zona Norte, Anitta hoje é dona de uma mansão avaliada em 6,5 milhões de reais, na Barra, onde mora com a mãe, o irmão e agregados. O nome artístico foi tomado emprestado da ninfeta sedutora vivida pela atriz Mel Lisboa na minissérie Presença de Anita, sucesso estrondoso de 2001 baseado na obra de Mário Donato. Sem dúvida uma ousadia para quem começou cantando como coroinha na igreja, aos 8 anos, e seguiu carreira em bailes de dança de salão, até postar um vídeo caseiro no YouTube e ser descoberta pelo DJ Batutinha, que também revelou o funkeiro Naldo. Aos 16 anos, deixou um estágio na mineradora Vale e assinou contrato com a Furacão 2000, gravadora que catapultou ícones do funk carioca. Talentosa e exímia dançarina, criou a coreografia do quadradinho, que virou febre e ganhou versões como o quadradinho de 8. Mas nunca escondeu ser fã de musas pop como Rihanna, Beyoncé, Mariah Carey e Katy Perry. Em 2013, depois de estourar com a canção Show das Poderosas, aquela do refrão “Pre-para”, aventurouse por mercados como Argentina, Espanha e Portugal, recebeu uma indicação ao Grammy Latino e foi eleita pela revista Forbes Brasil uma das 100 personalidades mais influentes do país. A metamorfose completa aconteceu no fim do ano passado, quando estabeleceu uma parceria com Giovanni Bianco, diretor criativo de grifes como Ermenegildo Zegna e Versace, artistas do porte de Madonna e celebridades como a top model Gisele Bündchen. Carioca radicado em Nova York, Bianco concebeu a arte do novo álbum de Anitta, Bang, assim como o vídeo do single homônimo e, ainda, o clipe de Essa Mina É Louca, em que a cantora tasca um selinho na atriz Ísis Valverde. “O que Madonna, Gisele e Anitta têm em comum é que todas trabalham muito, muito mesmo, para alcançar seus objetivos”, compara Bianco.
Entre as múltiplas frentes que abriu em sua carreira, Anitta dedica especial atenção à televisão. Espontânea e desenvolta, acumula participações especiais em humorísticos e novelas. Mas é no comando do programa do Multishow que terá seu talento e capacidade de converter popularidade em pontos no ibope postos à prova. Nas noites de terça-feira, de abril a outubro, Anitta vai receber no palco da atração Música Boa ao Vivo, gravada em Jacarepaguá, grandes nomes da MPB para shows inéditos, em que os convidados apresentam clássicos e fazem parcerias. Sua missão será alavancar uma audiência que já contava com índices respeitáveis — mais de 22,5 milhões de pessoas assistiram às duas primeiras temporadas. Um desafio para o qual ela parece estar à altura. Em 2015, Anitta rivalizou com a americana Rihanna entre as cantoras mais ouvidas pelos brasileiros no Spotify, o serviço de streaming musical mais famoso do mundo. No Instagram, tem o 61º perfil mais seguido do planeta e, entre os brasileiros, só fica atrás de Neymar, Bruna Marquezine, David Luiz e Ronaldinho Gaúcho, com mais de 12 milhões de seguidores que acompanham suas fotos. No aplicativo Snapchat, um único vídeo de Anitta chega a quase 500 000 visualizações, segundo a Spark Inc, empresa de mídia especializada na ativação de marcas através das redes sociais de celebridades. “Anitta tem uma audiência cativa e figura entre os principais nomes das redes sociais no Brasil, podendo atingir diretamente mais de 20 milhões de pessoas através de seus canais”, afirma Rafael Coca, sócio da Spark Inc.
Com tamanha exposição, é natural que Anitta tenha aspectos de sua intimidade escancarados aos olhos dos fãs. O assunto tanto pode ser um novo affair como detalhes da impressionante transformação física da artista nos últimos três anos. Eleita pela revista VIP a mulher mais sexy do mundo em 2015, a cantora é alvo de uma verdadeira patrulha quando se trata das intervenções estéticas que realiza. É fácil encontrar na internet, por exemplo, montagens de fotos que comparam a fase atual com a pré-fama, com a legenda maldosa “Antes do Bolsa Família; depois do Bolsa Família”. Em 2012, um ano antes de estourar nas paradas musicais, Anitta operou o desvio de septo do nariz e colocou silicone nos seios. No início de 2013, insatisfeita com o resultado, operou o nariz pela segunda vez e o queixo. Em seguida, foi comparada a Michael Jackson e acusada de fazer clareamento na pele, o que ela garante ser mentira. “O povo inventa muito. É que não tenho tempo de ir à praia. Quando vou, volto neguinha”, diz a artista, que também já fez lipoaspiração na cintura, nos culotes e na barriga. “Antigamente, eu ficava checando tudo o que saía sobre mim na internet, pesquisando o meu nome o tempo todo no Google, mas hoje não estou nem aí para o que dizem. Sou bem resolvida, juro que essas coisas não me afetam. Não tem nada de errado com a minha boca, por exemplo. Ela ficou ótima”, rebate.
Um dos indicadores mais consistentes de quanto é valiosa a imagem de um artista ou celebridade é sua capacidade de atrair marcas e contratos publicitários. Nesse ponto, Anitta desfruta uma situação invejável. Cada post patrocinado em seu Instagram vale 50 000 reais, valor bem próximo dos 60 000 reais cobrados por Bruna Marquezine, uma unanimidade no mercado publicitário. Garota-propaganda de produtos como calçados e cosméticos, a cantora vem ganhando destaque, ainda, no setor de moda, em que chamou a atenção de dois grandes nomes internacionais. Ou melhor, conquistou-os por meio de uma agressiva estratégia de networking. O método Anitta funciona da seguinte forma: ela própria consegue os contatos de quem lhe interessa e trata de se promover, pela internet mesmo. Foi assim com Jeremy Scott, diretor criativo da badalada grife italiana Moschino, a qual ela sonha incluir em seu portfólio de parcerias. No meio da entrevista a VEJA RIO, Anitta chegou a interromper a conversa aos gritos, pulinhos e palmas ao constatar que o designer havia publicado em seu Instagram um vídeo da cantora rebolando com um vestido criado por ele. Outro contato internacional poderoso, o diretor artístico da Givenchy, Riccardo Tisci, também se encantou com a funkeira fashion. “É incrível uma menina da idade dela com tão pouco tempo de carreira e tantos sucessos. Não só suas músicas fazem sucesso aqui em casa, como também as coreografias!”, revela a apresentadora Angélica. Foi em um churrasco na casa da loira, restrito a um seleto grupo de convidados, que Anitta ensinou famosas como Grazi Massafera e Carolina Dieckmann a dançar a coreografia de Bang.
Formada em curso técnico de administração, Anitta hoje é empresária de si mesma. Estruturou, sozinha, seu negócio, no qual emprega o irmão e sócio Renan Machado, um tio que cuida do caixa e uma prima, responsável pelos contatos com o escritório de advocacia que a representa. São cerca de 100 pessoas trabalhando direta ou indiretamente para ela, incluindo músicos e dançarinas. “Eu preferiria entregar essa tarefa a um empresário que cuidasse de tudo para mim, mas ninguém vai se dedicar do modo como eu me dedico. Dou meu sangue”, diz Anitta. Seus ídolos do universo empresarial são Mark Zuckerberg, criador do Facebook (“Ele quer dominar o mundo”) e Kim Kardashian, que transformou a vida num reality show (“A forma como ela faz negócio com a exposição e a fofoca é inteligentíssima”). Se fosse fazer alguma faculdade, seria de psicologia. “Sou boa em estudar as pessoas”, explica. De fato, Anitta parece saber exatamente o que o público quer. Entre suas ambições está alavancar de vez a tão sonhada carreira internacional. Ela acaba de gravar uma versão de Bang em inglês justamente com esse objetivo. “Anitta nasceu com borogodó, mas nunca vi uma artista tão comprometida. O escritório da Warner Music na Grã-Bretanha acredita que ela será hit no verão europeu”, entrega Sergio Affonso, presidente da gravadora no Brasil. Sua contratada já tem um repertório de oito músicas em espanhol e doze em inglês, pronto para iniciar a decolagem. Para quem duvida do talento da moça, ela só tem uma palavra: pre-para.