Anticoncepcional de graça: como ter acesso a DIU e Implanon no Rio
Programa para prevenir gravidez não planejada destinado a jovens de 14 a 25 anos incompletos da Baixada foi lançado pelo governo nesta segunda (24)
O Acolhe Baixada, programa para prevenir gravidez não planejada destinado a jovens de 14 a 25 anos incompletos da Baixada Fluminense foi lançado pelo governo nesta segunda (24). O QG da iniciativa será o Rio Imagem Baixada, considerado o maior complexo público de diagnóstico da América Latina, localizado em Nova Iguaçu. A iniciativa já havia sido implantada no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), em Ipanema (Acolhe RJ).
+ Entenda o projeto que pode ‘destombar’ parte do Centro de Petrópolis
O projeto, que tem um investimento anual de R$ 2,4 milhões da Fundação Saúde, tem capacidade para 400 inserções por mês (20 por dia) de Implanons, contraceptivo de longa duração inserido sob a pele do braço. O Sistema Estadual de Regulação dará acesso ao serviço, que deverá ser encaminhado pelas Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Para ter acesso ao Acolhe Baixada, é preciso procurar a Clínica da Família ou a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa, informando o desejo de inserir um método contraceptivo de longa duração. A paciente, então, é inserida no Sistema Estadual de Regulação (SER), e ela pode ser agendada para o Acolhe Baixada ou ainda para o Acolhe RJ.
Desde 2023, quando foi criado, o Acolhe RJ realizou 30 mil inserções de dispositivos como DIUs Mirena, Kyleena e Implanon. O serviço está localizado no 1º andar do AME Jornalista Susana Naspolini, com acesso pela Rua Barão da Torre, em Ipanema, e atende adolescentes a partir de 14 anos (com autorização de responsáveis até os 16) e jovens com até 25 anos incompletos.
Leilão com quase 400 gibis raros: já tem lance de mais de R$ 3 mil





