Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Anticoncepcional de graça: como ter acesso a DIU e Implanon no Rio

Programa para prevenir gravidez não planejada destinado a jovens de 14 a 25 anos incompletos da Baixada foi lançado pelo governo nesta segunda (24)

Por Da Redação
25 nov 2025, 15h06 •
acolhe-baixada
Acolhe Baixada: programa para prevenir gravidez não planejada destinado a jovens de 14 a 25 anos incompletos foi lançado pelo governo nesta segunda (24) (Governo do estado/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O Acolhe Baixada, programa para prevenir gravidez não planejada destinado a jovens de 14 a 25 anos incompletos da Baixada Fluminense foi lançado pelo governo nesta segunda (24). O QG da iniciativa será o Rio Imagem Baixada, considerado o maior complexo público de diagnóstico da América Latina, localizado em Nova Iguaçu. A iniciativa já havia sido implantada no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), em Ipanema (Acolhe RJ).

    + Entenda o projeto que pode ‘destombar’ parte do Centro de Petrópolis

    O projeto, que tem um investimento anual de R$ 2,4 milhões da Fundação Saúde, tem capacidade para 400 inserções por mês (20 por dia) de Implanons, contraceptivo de longa duração inserido sob a pele do braço. O Sistema Estadual de Regulação dará acesso ao serviço, que deverá ser encaminhado pelas Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade
    “O Acolhe RJ é uma política de cuidado, de oportunidades e de proteção das nossas jovens. Estamos expandindo para a Baixada Fluminense uma iniciativa que já mostrou resultados concretos na capital, garantindo que milhares de jovens tenham acesso a planejamento familiar com dignidade, acolhimento e autonomia. É mais saúde pública à disposição da população”, comentou o governador Cláudio Castro na ocasião.
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Para ter acesso ao Acolhe Baixada, é preciso procurar a Clínica da Família ou a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa, informando o desejo de inserir um método contraceptivo de longa duração. A paciente, então, é inserida no Sistema Estadual de Regulação (SER), e ela pode ser agendada para o Acolhe Baixada ou ainda para o Acolhe RJ.

    Continua após a publicidade

    Desde 2023, quando foi criado, o Acolhe RJ realizou 30 mil inserções de dispositivos como DIUs Mirena, Kyleena e Implanon. O serviço está localizado no 1º andar do AME Jornalista Susana Naspolini, com acesso pela Rua Barão da Torre, em Ipanema, e  atende adolescentes a partir de 14 anos  (com autorização de responsáveis até os 16) e jovens com até 25 anos incompletos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês