Avatar do usuário logado
Usuário

Arminhas de gel: especialistas alertam para perigo de lesão nos olhos

Segundo Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Inmetro, impacto das esferas usadas como munição pode causar lesões irreversíveis

Por Da Redação
26 dez 2024, 15h23 •
arma-de-gel
Armas de gel: bolinhas têm o poder de perfurar o globo ocular, causar descolamento de retina e até levar à perda total da visão (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade
  • As armas de gel vendidas como brinquedo não têm nada de inofensivas, alertam especialistas. Além de serem confundidas com armas de verdade, o que já provocou tragédias, elas também podem causar ferimentos graves, sobretudo à visão. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) advertem que as esferas podem causar lesões irreversíveis: quando disparadas, elas têm o poder de perfurar o globo ocular, causar descolamento de retina e até levar à perda total da visão, sem contar hematomas, inflamações e cortes profundos em várias partes do corpo.

    +Vendas de armas de gel, proibidas para menores, aumentam no Natal

    Essas armas não são classificadas como brinquedos e por isso, segundo o Inmetro, não devem ser usadas por menores de 14 anos. Mas elas são comercializadas livremente. Segundo a Lei 9.437, de 1997, que instituiu o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), é proibida a venda de simulacros que possam parecer armas de fogo reais. Por isso que o armamento de airsoft precisa ter a ponta do cano laranja. Mas ainda é nebuloso se as armas de gel podem ou não ser consideradas simulacros. Tanto que a Assembleia Legislativa do Rio e a Câmara de Vereadores vão discutir no início do próximo ano a proibição da venda desses artefatos.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Na semana passada, o policial penal Henry dos Santos Oliveira, de 51 anos, foi morto em Santa Cruz, Zona Oeste, após testemunhar um assalto a um depósito de bebidas. Ele chegou a sacar sua pistola para os criminosos, mas a guardou após achar que eles estavam com uma arma de gel. Em seguida, ele foi baleado por quatro assaltantes e morreu na hora.

    Continua após a publicidade

    + Armas: por que colocar nas mãos de crianças imitações do que nos ameaça?

    + Alerj tem projeto de lei para vetar armas com munição de gel

    + Entregador foi morto ao ser visto em foto com arma de gel, afirma família

    Continua após a publicidade

    + Novo paintball? Quais são os perigos da arminha de gel, que chegou ao Rio

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês