Continua após publicidade

Como vai funcionar ‘banho de loja’ no Arpoador, com restauro de escultura

Monumento com a silhueta de Millôr Fernandes ganhará novo banco e novas chapas de aço, e levará dois meses para ser reformado

Por Marcela Capobianco
3 jun 2024, 14h26
monumento-millor-fernandes-arpoador
Monumento a Millôr Fernandes: reforma começa nesta segunda (3) (./Divulgação)
Continua após publicidade

Com um investimento de 45o.000 reais, captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto RevivaRio Arpoador começa nesta segunda (3), e prevê o restauro do monumento em homenagem ao escritor e Millôr Fernandes (1923-2012), além da implantação de uma nova sinalização da escultura.

Já o Parque Garota de Ipanema, ali ao lado, vai ganhar dois novos brinquedos feitos de madeira ecológica. Todo o processo deve levar cerca de dois meses.

O monumento a Millôr Fernandes fica no calçadão da praia do Arpoador, o lugar preferido do cartunista e escritor para caminhadas diárias.

+ As mudanças no câmpus Praia Vermelha da UFRJ com a reinauguração do Canecão

O monumento com a silhueta de Millôr, desenhada pelo também cartunista Chico Caruso, foi incorporado a um banco panorâmico inaugurado em maio de 2013. O restauro inclui a retirada do equipamento, confecção de um novo banco e novas chapas de aço que compõem a escultura.

Continua após a publicidade

Também serão feitos ajustes na fundação, além do tratamento de proteção dos materiais e da reinstalação das peças no local.

A ideia partiu do próprio Millôr alguns anos antes, quando sugeriu que poderia ser homenageado com um banquinho onde se pudesse assistir ao pôr do sol. “Eu não me reconheço numa fotografia e, sim, na paisagem do Rio”, dizia Millôr, que ainda sugeria que a cidade e sua população fossem tombadas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O RevivaRio Arpoador é mais uma parceria do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) com a Prefeitura do Rio e um pool de empresas patrocinadoras, a exemplo da Granado, do Instituto YDUQS/Estácio, da Vectis e do Supermercado Zona Sul.

Comandado por Ana Luiz Piza e Heitor Wegmann, ex-funcionários da prefeitura, o instituto possibilitou, no ano passado, a revitalização do Parque Nacional Municipal Dois Irmãos, juntamente com a restauração de cinco esculturas do arquiteto Oscar Niemeyer.

+ Luisa Arraes: “Todo relacionamento é aberto”

Continua após a publicidade

Em 2022, o ICCC cuidou da reforma da Praça General Osório, em Ipanema e, quatro anos antes, participou do projeto de reforma do Parque da Catacumba e do Portão do Parque Guinle.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.