Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

À altura da paisagem, árvore de Natal de 80m leva luz à Enseada de Botafogo

Sob investimento de 25 milhões de reais, o enfeite natalino é a faísca de um ambicioso projeto para fazer do cartão-postal um polo natalino

Por Paula Autran
28 nov 2025, 07h01 •
arvore de botafogo credito divulgacao.PNG
Árvore de Natal de Botafogo: preparada para resistir a ventos de até 160 quilômetros por hora (divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O pintor Paul Gauguin (1848-1903) amou a luz na Baía de Guanabara e o compositor Cole Porter (1891-1964) adorou as luzes na noite dela, como canta Caetano Veloso. O que dirão, então, estrangeiros e cariocas quando, às 19h deste domingo (30), for acesa pela primeira vez a imponente árvore de Natal da Enseada de Botafogo? Até o dia 6 de janeiro, a estrutura de 80 metros de altura e 2,5 milhões de microlâmpadas de LED vai compor a já estonteante paisagem, que engloba também o Pão de Açúcar e o Corcovado. “Na Baía de Guanabara, um cartão-postal se sobrepõe ao outro”, define o empresário Alexandre Accioly, à frente da empreitada, orçada em 25 milhões de reais. O enfeite, ancorado a 200 metros da praia, é monumental: pesa 1 405 toneladas e é composto de 72 000 metros de vergalhão de ferro ó distância suficiente para ir do Rio a Petrópolis. “O projeto chega para iluminar um espaço que está escuro”, diz Accioly, mencionando a região que sofre com insegurança, mas começa a recuperar prestígio com a melhora das condições de balneabilidade após obras de saneamento.

    Desde 2013 o Rio detém o recorde mundial de maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book. Na ocasião, a da Lagoa alcançou 85 metros de altura. Inicialmente anunciado com 90 metros, o novo monumento natalino da cidade bateria a marca, mas precisou ser redimensionado por questões de segurança. “Por ser no mar, temos que tomar ainda mais cuidados”, explica Abel Gomes, da SRCom, que assina a direção criativa da estrutura, preparada para resistir a ventos de até 160 quilômetros por hora. A decoração, fruto da colaboração com Paulo Neves, é inspirada na natureza carioca, com oceano, sol, estrelas e florestas. “Eu vivo plantando árvores por aí. Só na Lagoa foram vinte, desde 1996. Mais oito do Barrashopping, incluindo a deste ano”, gaba-se Gomes, que também tem no currículo contribuições para o Natal de cidades como Lisboa e Porto, em Portugal, e Varsóvia, na Polônia.

    accioly-abel-gomes
    Alexandre Accioly e Abel Gomes: dupla à frente do Roxy Dinner Show repete a parceria frutífera no mais novo point temático da Zona Sul (Dani Dacorso/Divulgação)

    Montado no Estaleiro Mauá, em Niterói, o novo emblema natalino de tamanho equivalente a um prédio de 26 andares chegou a Botafogo após um traslado de cerca de quatro horas. “Uma vez disposta e ancorada, os riscos enfrentados são quase os mesmos do que na Lagoa. As ondas podem ser mais altas, mas o ponto positivo é que no verão não costuma ter ressaca”, analisa Paulo Rosman, professor de engenharia costeira da Coppe/UFRJ, acrescentando que a enseada é menos vulnerável à ventania. Pelo menos 328 pessoas estão diretamente envolvidas na construção e manutenção, incluindo equipes de cenografia e de operação náutica.

    Com a árvore monumental, que ficará acesa diariamente até meia-noite, a Praia de Botafogo vai sediar o Festival de Natal, com direito a uma vila gastronômica com food trucks, shows e as tão necessárias “experiências” — a exemplo de um bloco de Carnaval formado por papais noéis — que encantam o público e se espalham pelas redes sociais. Só para a inauguração, neste domingo, ao som de uma orquestra de samba regida por Pretinho da Serrinha, estão previstos 70 000 espectadores. Até janeiro, o público total estimado é de 650 000. As passagens subterrâneas serão envelopadas com revestimento temático e terão música e segurança. “Projetos bem-sucedidos se perpetuam. E a nossa árvore vai ganhar mais um metrinho a cada ano”, planeja Gomes, que com Accioly pretende superar o afamado Natal Luz gaúcho — evento em sua 40ª edição, de outubro a janeiro. “Já temos o maior Réveillon do Brasil, agora o objetivo é barrar Gramado”, diz o empresário. Não é por falta de grandes símbolos desta época. A agora batizada de Árvore do Rio voltará ao espelho d’água da Lagoa no dia 6 de dezembro, com 60 metros, após seis anos, e a do Barrashopping, de 75 metros, já foi acesa. Agora só falta Noel para a festa ficar completa.

    Continua após a publicidade

    Três é demais

    Os detalhes das decorações pela cidade

    BarraShopping. O empreendimento aposta no tema Viagem à Vila Mágica de Natal e conta com cinco ambientes temáticos aos pés da estrutura. A ideia é que a criançada se farte de brincar em cenários como a fábrica de brinquedos enquanto os pais fazem compras. A estrutura, de 75 metros, é acesa diariamente, até 6 de janeiro, às 18h. Já o show de fogos acontece às 19h de sábado, até o dia 20 de dezembro.

    arvore-natal-barrashopping
    Barrashopping: enfeite também assinado por Abel Gomes (divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Botafogo. Posicionada em frente ao Cristo Redentor, com o Pão de Açúcar ao fundo, a estrutura de 80 metros conta com um complexo sistema de luzes e efeitos visuais, das 19h à meia-noite entre 30 de novembro e 6 de janeiro. Entre as atrações, estão também o Balé das Águas, uma coreografia de 48 jatos dançantes e refletores subaquáticos que criam desenhos na superfície, e o show de luzes.

    Lagoa. Após seis anos, o símbolo volta à Lagoa Rodrigo de Freitas, com 60 metros, por iniciativa da Backstage e da Dream Factory. Para a iluminação, serão instalados mais de 20 quilômetros de LED e Neon Flex. Feixes de luz vão conectar a árvore ao Cristo. A inauguração será em 6 de dezembro e o público vai se deleitar até 6 de janeiro, de domingo a quinta, das 19h à meia-noite, e às sextas e sábados entre 19h e 1h.

    Arvore do Rio Lagoa credito divulgacao 2025.jpeg
    Árvore de Natal da Lagoa: de volta ao lugar, este ano com 60 metros de altura (divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês