Quem são, como vivem, o que comem os atletas que disputarão o Ironman 70.3
Etapa da sexta edição da competição reunirá cerca de 1.300 triatletas de 26 países no domingo (3), na Praia da Macumba, no Recreio
Neste fim de semana, o Rio será palco pela sexta vez do circuito mundial de triatlo Ironman 70.3. Atletas de 26 países se preparam para conquistar seus melhores tempos na etapa carioca da competição, que terá largada às 6h30 de domingo (3), na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes.
+ Grupo de mulheres com câncer usa a canoa havaiana como tratamento
O desafio exige participantes com habilidades e resistência de ferro: a prova começa com 1,9 km de natação; seguida por 90 km de ciclismo, incluindo trechos da prova dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016; terminando em grande estilo com 21,2 km de corrida pela orla do Pontal.
A competição, que tem foco este ano nos amadores, conta com aproximadamente 1.300 triatletas inscritos (1.284), todos nas categorias de faixa etária. O Brasil é o país com maior número de competidores (1.121), seguido por Argentina (37), Estados Unidos (36), Chile (28), e outras nacionalidades.
Entre os nomes de destaque, estão o potiguar Cid Barbosa, campeão do Ironman 70.3 Maceió 2018 e vice-campeão da etapa em abril deste ano, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis; o santista Marcus Vinícius Fernandes, terceiro colocado na etapa de abertura e uma das grandes revelações da modalidade olímpica nos últimos anos; o carioca Guilherme Palma, quinto colocado, e o mineiro Bruno Khouri, sexto colocado.
A disputa feminina também será acirrada em solo carioca. Vencedora da primeira etapa da temporada, a paulista Patricia Mendes Franco é uma das confirmadas. A triatleta, que fez participações no Ironman Brasil e no Ironman de Idaho (EUA) em 2015, também já garantiu sua presença no Ironman 70.3 World Championship 2022. Com vagas para 45 atletas que competem no Rio, a etapa acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, em St. George, no estado de Utah (EUA).
+ Flamengo avança nas negociações para realizar o sonho do estádio próprio
A paulista Cristian Terezan também é uma das favoritas também para o título geral. Com histórico positivo em provas de diferentes distâncias, a atleta alcançou o quinto lugar na capital de Santa Catarina.
A programação oficial já começa na quinta (30), com o início da entrega de kits e a abertura da Expo Ironman, no Hotel Atlântico Sul (Avenida Lúcio Costa, 18.000, Recreio dos Bandeirantes).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Veja as próximas etapas do circuito no Brasil:
03/07 – Itaú BBA IRONAM 70.3 Rio de Janeiro (Praia da Macumba)
07/08 – Itaú BBA IRONAM 70.3 Maceió (Praia da Pajuçara)
11/09 – Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo (USP)
06/11 – Itaí BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza (Praia de Iracema)