Bacia de Campos produz 570 000 barris de petróleo a cada dia
Resultado reforça o papel de hub energético do Rio, diz a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso

570 000 é o número de barris que foram produzidos por dia na Bacia de Campos no primeiro trimestre de 2025, segundo a Firjan.
+ Árvore de Natal da Enseada de Botafogo terá 90 metros de altura
A quantidade é mais de 30% superior ao total produzido pelos demais estados do país, que somaram 434 000. Em royalties, os municípios do entorno arrecadaram de 1999 ao primeiro trimestre deste ano, mais de 30 bilhões de reais.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Com a entrada de novos operadores de óleo e gás, a partir de 2020, foi iniciada a reversão do grau de declínio natural da curva de produção na região. Segundo Luiz Césio Caetano, presidente da federação das indústrias do estado, de 1977 a 2025, o Norte Fluminense já produziu 13,1 bilhões de barris.
“O potencial da região é enorme e reforça o papel de hub energético do Rio. São investimentos potenciais e confirmados que ultrapassam R$ 750 bilhões em óleo, gás, energia solar e eólica offshore, hidrogênio e plantas industriais e diversos outros mercados”, diz a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso. Só Macaé registou um saldo positivo de 32 mil empregos industriais em cinco anos.