Baile Charme de Madureira é reconhecido como potência da economia criativa
Segunda edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa contempla projetos que transformam a cidade
Um dos maiores marcos culturais do Rio de Janeiro, o Baile Charme de Madureira, criado na década de 1990 sob o Viaduto Negrão de Lima, foi premiado, na última sexta-feira (7), na 2ª edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa.
Fortalecendo a identidade artística periférica do Rio de Janeiro, o espaço é um patrimônio cultural vivo, que promove eventos musicais, sociais e culturais acessíveis para a população de baixa e média renda.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A premiação é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) da ESPM com a escola digital co.liga, da Fundação Roberto Marinho, e conta com três categorias: Estudos e Pesquisas, Empreendimentos Criativos e Ambiente & Clima.
A iniciativa concede 17 prêmios, incluindo publicação de trabalhos acadêmicos em livros digitais e quantias em dinheiro de R$ 5 000 para as categorias Empreendimentos Criativos e Ambiente & Clima.
Em 2025, o prêmio dobrou o número de inscritos em relação ao ano anterior, reforçando a economia criativa como vetor de desenvolvimento geração de valor e emprego para o Rio de Janeiro.
Projetos, pesquisas e modelos de negócios que integram cultura, inovação, sustentabilidade e impacto social são reconhecidos pela premiação.





