Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Bar na Tijuca é interditado por venda de bebida sem registro

Mais de 20 litros de cerveja também foram descartados pelos agentes

Por Agência Brasil
Atualizado em 13 out 2025, 13h06 - Publicado em 13 out 2025, 13h03
Interdição: bebida sem registro no MAPA foi recolhida no bar tijucano
Interdição: bebida sem registro no MAPA foi recolhida no bar tijucano (Fabio Costa/SEOP/Divulgação)
Continua após publicidade

Fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram, neste final de semana, o Bar Veneta, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, por comércio de bebidas destiladas de procedência duvidosa.

+ Bombeiros procuram idoso que sumiu em trilha na Urca

No depósito do bar, os agentes encontraram grande estoque da bebida destilada Batida 021, que não possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), obrigatório para o comércio deste tipo de bebida. Além disso, foi identificada uma fábrica clandestina de cerveja no segundo andar do bar. O comércio reúne nos finais de semana centenas de moradores do bairro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Aproximadamente 40 garrafas da batida foram apreendidas pela Vigilância Sanitária. De acordo com os fiscais, a fábrica da Batida 021 está instalada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Também foram apreendidas centenas de garrafas de vidro vazias, que possivelmente seriam envasadas com cerveja produzida no local, e equipamentos para o preparado da bebida como tonéis e panelas.

Mais de 20 litros de cerveja foram descartados pelos agentes. Outras 24 garrafas de cerveja cheias foram apreendidas e serão encaminhadas para análise da perícia técnica.

“Estamos passando por um período em que os estabelecimentos precisam ser transparentes e zelar pela saúde dos seus clientes. Ficamos muito surpresos com as condições encontradas aqui hoje, por isso, o local foi interditado. Que isso sirva de exemplo para outros bares da região. Voltaremos na próxima semana para fiscalizar outros bares na Tijuca”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.

Continua após a publicidade

Os fiscais da Vigilância Sanitária também descreveram as condições higiênico-sanitárias insatisfatórias do estabelecimento, principalmente no segundo andar. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da prefeitura.

Em nota, o Veneta alega que não é uma “fábrica clandestina” de cerveja e ressalta que “nenhuma cerveja artesanal jamais foi vendida no bar”. “Sempre trabalhamos apenas com marcas de cerveja comerciais. Todas as bebidas vendidas são compradas lacradas de distribuidores”.

O bar diz na nota que suspendeu a venda da bebida Batida 021 até que o fabricante regularize a documentação do produto. O texto diz ainda que o estabelecimento vai atender todas as determinações da prefeitura do Rio e prestará todos os esclarecimentos necessários.

Continua após a publicidade

‘O Bar Veneta tem toda a documentação comprobatória de que está totalmente em dia com as exigências sanitárias”, ressalta a nota. “Lembramos que nossa cozinha é no primeiro andar e totalmente visível ao público”, conclui.

Já a 021 Batidas Premium defendeu, em nota, que está providenciando o registro da Batida 021 no Ministério da Agricultura e Pecuária, conforme a legislação vigente para produção e comercialização de bebidas. “A empresa reafirma seu compromisso com a segurança ética e transparência, valores que orientam a sua atuação”.

Em outro trecho da nota, 021 Batidas Premium diz que “visto a necessidade do registro legal – entre o processo e a análise interrompe voluntariamente a sua produção e vendas”.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Entendemos a preocupação de toda a sociedade e lamentamos profundamente pelas vítimas de falsificação de bebidas. Reforçamos que seguimos rigorosamente todos os protocolos da Vigilância Sanitária”.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês