Barcos com “camarotes” para show da Madonna terão de passar por vistoria
Capitania dos Portos do Rio informa que a área marítima nas proximidades do local da apresentação será interditada, a fim de evitar acidentes de navegação
Só embarcações vistoriadas e identificadas pela Capitania dos Portos do Rio poderão servir de camarote para o show de Madonna, no dia 4 de maio, na Praia de Copacabana. De acordo com o Art. 3º da Lei 9.537, de 1997, que rege a segurança do tráfego aquaviário, “cabe à autoridade marítima promover a sua implementação e execução, com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores, e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio”. Com base nela, a Capitania informa que a área marítima nas proximidades do local da apresentação será interditada, a fim de mitigar a ocorrência de acidentes da navegação.
+ Detran RJ vai voltar a cobrar taxa de licenciamento de veículos. Entenda
A Capitania dos Portos orienta os interessados em assistir ao espetáculo a realizar vistoria prévia em suas embarcações nos seguintes períodos: 16 a 20 de abril (terça a sábado), 22 a 27 de abril (segunda a sábado) e 29 abril a 01 de maio (segunda a quarta). As vistorias acontecem das 9h às 12h e das 13h às 16h, na própria Capitania, na Marina da Glória, no Iate Clube do Rio, na Bella Marina e no Clube Naval Charitas. Elas vão receber um adesivo que permitirá o acesso ao espaço interditado para o show. E terão que respeitar uma distância mínima de 200 metros da areia.
A área delimitada pela Capitania para as embarcações com fãs de Madonna vai da altura da Praia do Leme até o Posto 5, em Copacabana. O palco, que já está sendo montado, fica entre os postos 2 e 3. A interdição — das 12h do dia 4 até as 4h do dia seguinte — será realizada com boias e, no interior da área demarcada, haverá fiscais da Capitania dos Portos. Já na saída da Baía de Guanabara, outras equipes vão verificar se os condutores a caminho de Copacabana estão devidamente identificados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Também haverá fiscalização da Secretaria estadual de Defesa do Consumidor antes de os barcos zarparem. A secretaria visitará as marinas para evitar que as embarcações ofereçam algum tipo de insegurança à saúde do consumidor, tais como produtos vencidos ou locais de manuseios de produtos inadequados.