Bares e restaurantes do Rio ganham cartilha para retomada em julho

Abrasel RJ aponta orientações para adequar o funcionamento dos estabelecimentos com segurança às equipes e clientes durante a pandemia

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jun 2020, 12h51 - Publicado em 2 jun 2020, 12h12
Crise: ao menos 1 000 restaurantes fecharam de vez só na capital (Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

Prevista para 2 de julho, quando terá início a fase 3 do Plano de Retomada da Prefeitura do Rio, a reabertura de bares e restaurantes cariocas exigirá uma série de cuidados. Por isso, o braço local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações aos estabelecimentos e empresários do setor, de acordo com orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). O conteúdo gratuito (clique para acessá-lo na íntegra) inclui desde a organização espacial dos estabelecimentos à maneira de realizar os pagamentos.

+Coronavírus: Crivella anuncia reabertura gradual e volta às aulas em julho

Confira algumas orientações:

1) Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de um metro entre as cadeiras ou dois metros entre as mesas.

2) Repense o modelo de seu cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente possa acessar lendo um QR Code pelo celular.

+Fiocruz: ainda não é momento de relaxar isolamento social no Rio

3) Reforce as boas práticas na cozinha e reserve espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou use uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para 1 litro de água. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.

Continua após a publicidade

4) Disponibilize álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.

5) As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso.

6) Reforce a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos 2 em 1, ou seja, detergente e sanitizante em uma única embalagem.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.