Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quais são os bares interditados em Botafogo por ocupar a calçada

Polvo Bar e Bar do Lon foram fechados após notificações por excesso de mesas, ruído e desrespeito ao horário de funcionamento, diz subprefeitura

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 Maio 2025, 11h52 •
Agentes da Subprefeitura da Zona Sul interditaram dois bares, na noite desta quinta
Botafogo: agentes da Subprefeitura da Zona Sul interditaram dois bares, na noite desta quinta (29) (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Dois bares de Botafogo foram interditados na noite desta quinta-feira (29) por  descumprimento de normas municipais de funcionamento. Os estabelecimentos atingidos foram o Polvo Bar, na Rua General Polidoro, e o Bar do Lon, na Rua Arnaldo Quintela. Segundo a Subprefeitura da Zona Sul, ambos são reincidentes em infrações como uso irregular do espaço público e desrespeito às exigências do alvará.

    +Em mais um recuo de Paes, motos não terão velocidade limitada no Rio

    De acordo com os agentes, o Polvo Bar mantinha mais mesas na calçada do que o número autorizado. Já o Bar do Lon operava com mesas e cadeiras sem permissão oficial. A fiscalização ocorreu após a veiculação de uma reportagem do RJTV2, da TV Globo, que mostrou as irregularidades nas ruas movimentadas do bairro.

    +Museu Nacional reabre parte do acervo com destaque para o Bendegó

    Procurado, o Polvo Bar rebateu as justificativas apontadas pela órgão.

    Continua após a publicidade

    “Nosso alvará permite oito mesas, e tínhamos oito mesas hoje. Inclusive, tenho imagens das câmeras que mostram as oito mesas. Foi um absurdo, uma tremenda covardia. Como estamos corretos e legalizados, amanhã iremos abrir normalmente. Vamos comunicar a todos em breve. E, de forma mentirosa, falaram que a gente fez baderna com barulhos à noite, sendo que todos sabem que não somos esse tipo de estabelecimento, com sons e barulhos”, disse, em nota.

    A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo Bar do Lon.

    Continua após a publicidade

    Segundo a subprefeitura, os estabelecimentos interditados só poderão reabrir após regularizarem sua situação junto aos órgãos competentes.

    +Pegou o casaquinho? Fim de semana pode ser o mais frio do ano

    Conflito antigo

    A disputa entre moradores e frequentadores da vida noturna de Botafogo não é nova. Em abril deste ano, moradores do bairro chegaram a pendurar faixas em protesto, com mensagens como: “Botafogo sem lei. Queremos calçadas livres, ordem e sossego. Pagamos impostos! Prefeitura ausente.”

    Continua após a publicidade

    +Tá emperrado! Mudança do Riocard para o Jaé deve ser adiada mais uma vez

    No início de 2025, outro ponto tradicional da boemia local, o Buteco Treme Treme, também foi interditado, desta vez pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), após denúncias de tumulto na porta. Dias depois, o bar conseguiu uma liminar na Justiça e reabriu.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Em março, a prefeitura já havia realizado uma ação de fiscalização semelhante, com aplicação de multas a bares que ocupavam irregularmente as calçadas. Em pelo menos dois casos, os estabelecimentos foram proibidos de colocar qualquer mesa do lado de fora, por falta de autorização.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Em um dos locais fiscalizados, os agentes chegaram a encontrar uma base de concreto fixada na calçada, sinal de tentativa de apropriação permanente do espaço público. A estrutura foi removida.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês