BIblioteca Rio 450 disponibiliza livros sobre a cidade

Dezesseis publicações serão lançadas ao longo de 2015. O exemplar Rio 400 + 50 foi o primeiro da coleção

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h27 - Publicado em 13 jan 2015, 18h29
rio-400-50
rio-400-50 (Divulgação/)
Continua após publicidade

 

Inspirado nas comemorações do IV Centenário, em 1965, o Comitê Rio450 criou uma biblioteca para concentrar produções que servem como referência para os estudos sobre a história da cidade. Fazem parte da coleção dezesseis publicações que serão lançadas ao longo de 2015 e mais de 40 obras selecionadas pela Faperj. Até agoras, dois livros foram escolhidos diretamente pelo Comitê. Trata-se de  “Rio 400+50” e “Uma Ladeira para Lugar Nenhum”.

+ Livros em homenagem aos 450 anos do Rio voltam às prateleiras

 Entre as publicações selecionadas estão “A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas”, do museólogo Cau Barata, que mostra como se definiram os bairros da Zona Sul; “O Rio de Janeiro Setecentista”, de Nireu Cavalcanti, que aborda  a construção da cidade desde a invasão francesa até a chegada da corte de Portugal; e “A Formação da Guanabara”, de Paulo Knauss. Essa última descreve os bastidores da curta experiência do Rio como cidade-estado, entre as décadas de 60 e 70.

Integram a lista um estudo sobre os mais variados guias de turismo já publicados sobre o Rio; a evolução dos desfiles da escolas de samba nos últimos cinquenta anos; a história de dezenas de bares e botecos famosos que  saíram do circuito, entre outros assuntos. As mais de 40 obras selecionadas pela Faperj retratamlugares como Copacabana, a Floresta da Tijuca e o subúrbio carioca. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.