A favor das bicicletas elétricas, Paes ainda não decidiu se veta proibição

Prefeito do Rio tem 15 dias para sancionar ou não projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores que proíbe a circulação delas nas ciclovias

Por Da Redação
3 ago 2023, 14h08
bicicletas lev
Bicicletas elétricas: circulação na ciclovia continua em pauta na Câmara dos Vereadores. (./Divulgação)
Continua após publicidade

Com 15 dias para aprovar ou vetar o polêmico projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que proíbe a circulação de veículos motorizados elétricos ou à combustão nas ciclovias e calçadas da cidade, o prefeito do Rio estuda o que fazer. Eduardo Paes disse nesta quarta (2) que ainda não tomou a decisão. Mesmo com uma uma visão diferente da dos 33 vereadores que votaram a favor do projeto (só um foi contra) nesta terça (1), Paes disse que ainda deve ouvir os técnicos da prefeitura e da sociedade civil. Mas admitiu que a tendência é vetar o projeto.

+ Um show à parte: todos os detalhes da nova fachada do Copacabana Palace

“A bicicleta elétrica é um super meio de transporte utilizado no estado do Rio de Janeiro por muita gente e não tem problema nenhum ser utilizado na ciclovia. Claro que nunca é uma fiscalização fácil, com os problemas que nós já temos. Ficar atrás de bicicleta ou de um motor maior é um trabalho excessivo, mas a minha tendência é vetar”, disse o prefeito, durante um evento no Palácio da Cidade.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A aprovação da versão mais restritiva do texto que trata sobre a regulamentação dos ciclomotores pela Câmara de Vereadores do Rio causou indignação no fundador e membro da Comissão de Segurança no Ciclismo da cidade do Rio de Janeiro, Rafael Pazos. Chamando o projeto de lei de “aberração”, por obrigar estes ciclistas a trafegar nas pistas de trânsito, em meio a ônibus e caminhões, o que os colocaria em grande risco. Para a Comissão de Segurança no Ciclismo da cidade do Rio de Janeiro, o projeto deveria vetar a circulação, nas ciclovias, somente de veículos sem pedal e com assoalho entre o banco e o guidão, já que tratam de ciclomotores com mais potência. Segundo Pazos, dessa forma, facilitaria o trabalho da fiscalização.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.