Bolsonaro é condenado por danos morais à população negra

Deputado pagará R$ 50 mil por declarações racistas durante palestra em abril

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 3 out 2017, 13h04 - Publicado em 3 out 2017, 13h03

bolsonaro

A juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou o Jair Bolsonaro a pagar uma multa R$ 50 mil. Passível de recursos, a sentença é relativa a um processo aberto o deputado federal ter feito declarações racistas em 3 de abril, durante uma palestra no Clube Hebraica, em Laranjeiras.

De acordo com a magistrada, ficou evidenciada no caso “a total inadequação da postura e conduta praticada pelo réu, infelizmente, usual, a qual ataca toda a coletividade e não só o grupo dos quilombolas e população negra em geral”. Na ocasião do evento, Bolsonaro relatou ter visitado uma comunidade quilombola em que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas” e que seus integrantes “nem pra procriar servem mais”. Os termos arroba e procriar são comumente usados em relação a animais e denota que tipo de entendimento o parlamentar apresenta em relação a essas populações.

O processo contra Bolsonaro foi aberto a pedido do Ministério Público Federal do Rio e o dinheiro da multa será revertido para o Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos, caso seja feito o pagamento. Na visão dos procuradores, o deputado usou ” é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas, com base em atitudes inquestionavelmente preconceituosas e discriminatórias”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.