Bonde de Santa Teresa dá a volta por cima e registra recorde de passageiros

Treze anos após acidente que o tirou dos trilhos até 2015, sistema é revitalizado e alcança maior número diário de embarques em cinco anos: 3.126

Por Da Redação
Atualizado em 14 ago 2024, 09h52 - Publicado em 14 ago 2024, 09h51
bonde-santa-teresa
Bonde de Santa Teresa: processo de revitalização, iniciado em janeiro, visa restaurar o trajeto original, com a completa reativação dos dois ramais existentes (./Divulgação)
Continua após publicidade

É a volta por cima do tradicional Bondinho de Santa Teresa: o sistema de transposte fechou o mês de julho com um total de 67.730 passageiros transportados, 10 mil a mais do que o recorde anterior, atingido em 2019. No dia 27 de julho, o bondinho bateu outro recorde, registrando o maior número diário de passageiros dos últimos cinco anos, com 3.126 embarques.

+ O que é o ‘condomínio do tráfico’ da Maré, alvo de operação policial

Olhando pelo retrovisor da história, lembra-se que em 27 de agosto de 2011, um bonde superlotado e sem freios descia a Rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa, em alta velocidade. Descontrolado, o carro saiu dos trilhos, tombou e derrubou um poste. Seis pessoas morreram e 57 pessoas ficaram feridas. No dia 27 de julho de 2015, após quatro anos parado, o sistema voltou a operar com passageiros, inicialmente entre o Largo da Carioca e o Largo do Curvelo. Desde então, o serviço foi sendo expandido progressivamente, tendo chegado ao Largo do França em 22 de outubro de 2018 e ao Dois Irmãos em 21 de janeiro de 2019.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Os recentes recordes atingidos pelos bondes são um reflexo das melhorias que o sistema tem experimentado. Recentemente, contratamos novos motorneiros, reduzimos os intervalos entre os bondes e estamos empenhados em uma revitalização completa do sistema. Nosso objetivo é garantir mais conforto e segurança para todos os usuários, sejam eles moradores locais ou turistas”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, ao Diário do Rio. O processo de revitalização, iniciado em janeiro, visa restaurar o trajeto original dos bondes com a completa reativação dos dois ramais existentes. Já foram instalados novos postes e realizado o asfaltamento de 1,7 km no ramal Paula Mattos, e o ramal Silvestre, que terá 5 km revitalizados, recebeu uma nova rede elétrica. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda este ano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.