Cúpula do Brics assume 126 compromissos em acordo histórico no Rio

No encontro mundial de líderes, foram discutidos temas prioritários, como governança global, finanças, saúde, inteligência artificial e mudanças climáticas

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jul 2025, 09h59 - Publicado em 7 jul 2025, 09h57
Brics2025
Brics 2025: líderes participam da cúpula no Museu de Arte Moderna do Rio (Alexandre Brum/Brics Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

Os líderes das onze maiores economias emergentes do mundo assinaram a Declaração Conjunta da 17ª Cúpula do BRICS no domingo (6), primeiro dia da cúpula realizada no Rio, no Museu de Arte Moderna. Com o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, o documento sela o compromisso com o fortalecimento do multilateralismo, a defesa do direito internacional e a busca por uma ordem global mais equitativa.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O texto é resultado de meses de articulação, com mais de duzentas reuniões e novos mecanismos de cooperação criados ou fortalecidos em áreas como combate à fome, mudanças climáticas e tecnologias emergentes. No total, foram 126 compromissos assumidos pelos participantes.

Compartilhe essa matéria via:

 

A declaração ressalta ainda a busca por maior participação de países em desenvolvimento, especialmente da África, América Latina e Caribe, nos processos e estruturas decisórias globais, além de mudanças na ONU — é defendida uma “reforma abrangente”, com ênfase na modernização do Conselho de Segurança, para torná-lo mais democrático, representativo e eficiente.

Continua após a publicidade

+ Brics no Rio: como vai funcionar a GLO instalada durante o período

A crise entre Israel e Palestina também foi tema, com a defesa de uma solução de 2 Estados, baseada em negociações pacíficas que respeitem as fronteiras internacionalmente reconhecidas. Também foi expresso repúdio a “ataques contra o Irã”, sem apontar diretamente os responsáveis ou citar os Estados Unidos ou qualquer potência específica. Leia na íntegra.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.