Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Calendário da vacina: pessoas com menos de 60 anos já podem tomar a dose de reforço

Cariocas a partir de 18 que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses devem retornar aos postos

Por Redação
29 nov 2021, 12h43 • Atualizado em 29 nov 2021, 17h18
Imagem mostra injeção com a vacina contra a Covid-19
Vacinação: Para receber o reforço é preciso ter tomado a última dose há mais de um ano. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Continua após publicidade
  • A partir desta segunda (29), será a vez dos cariocas com menos de 60 anos receberem a dose de reforço contra a Covid-19, de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta semana, todos com 59 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos três meses e pessoas a partir de 18 anos que foram vacinadas com a segunda dose há cinco meses ou mais já podem retornar aos postos.

    + Faixa de risco: em meio a surto de gripe no Rio, 96% dos internados são crianças

    Pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem ser imunizados com o reforço. Os postos de saúde da cidade também continuam aplicando a primeira dose para pessoas a partir de 12 anos que ainda não foram vacinadas.

    Já a segunda dose continua sendo aplicada conforme o intervalo indicado para cada vacina: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para CoronaVac e 21 dias para Pfizer. Segundo o Painel Covid-19 da prefeitura, até a última sexta (26), cerca de 13% da população do Rio com 12 anos ou mais ainda não tinha retornado para tomar a segunda dose – parte desse número é composto por adolescentes, que aguardam a data indicada no comprovante de vacinação para completar o esquema vacinal.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    O Rio possui hoje 99,9% da população a partir de 12 anos vacinada com a primeira dose ou dose única e 89,7% com a segunda dose ou aplicação única.

    Diante do surto de gripe causado pelo vírus Influenza A, as clínicas da família e centros de saúde do município também aplicam a vacina contra a doença para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Idosos, crianças, profissionais da saúde, gestantes e puérperas fazem parte do grupo prioritário de imunização. As unidades abrem de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para se vacinar, não é necessário aguardar o intervalo entre as doses da Covid-19 e da gripe.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês