A caderneta de vacinação dos pequenos está em dia por aí?
Unidades de saúde no Rio aplicam doses contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos e outros imunizantes para pessoas de até 14 anos
Começa nesta segunda (8) a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes no Rio. Com o objetivo de reduzir o risco da transmissão de doenças, seguindo o calendário básico de vacinação previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), a ação vai até o dia 9 de setembro e terá o Dia D de mobilização em 20 de agosto.
+ Agora é lei: decreto permite entrada de pets em supermercados do Rio
O imunizante contra a poliomielite será destinado às crianças entre 1 e 4 anos. Já as demais doses estão disponíveis para complementar o esquema vacinal do grupo de 0 a 14 anos. São oferecidas as vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/ HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY (Conjugada), HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19.
Os pequenos também poderão receber a vacina contra a Covid-19 junto ao imunizante de outra doença, caso haja indicação médica. A Secretaria municipal de Saúde (SMS) espera que a campanha alcance mais de um milhão pessoas nessa faixa etária. Do total, cerca de 280 000 crianças deverão tomar a vacina da poliomielite.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As clínicas da família e centros municipais de saúde ficarão abertos para vacinação de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A unidade mais próxima pode ser encontrada pelo mapa da prefeitura. É recomendado que os pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação do paciente ou outro comprovante vacinal para verificação das doses recebidas.