Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Carta ao leitor: Cinema para todos e outros agitos

Esta edição conta tudo sobre o Festival do Rio, e tem espaço para outros programas, como o recém-inaugurado Mercadinho São José e a Ópera de Paris no Municipal

Por Fernanda Thedim
26 set 2025, 06h01
cinema-vagner-moura
Cinema: Festival do rio terá 900 sessões em todas as regiões (Victor Juca/Divulgação)
Continua após publicidade

Na próxima semana, o Rio recebe estrelas internacionais e nacionais. Juliette Binoche desembarca para apresentar In-I in Motion, sua estreia como diretora, enquanto Wagner Moura mostra ao público carioca O Agente Secreto, representante brasileiro no Oscar 2026. As duas produções se somam a outras 296 de 74 países na 27ª edição do Festival do Rio, o maior evento de cinema da América Latina, que neste ano se espalha por toda a cidade de 2 a 12 de outubro, com sessões gratuitas e exibições ao ar livre. A ideia, como contou a diretora-executiva Ilda Santiago ao repórter Pedro Coutinho, é conquistar novos públicos, inclusive em regiões com pouca oferta cultural. Nossa matéria de capa destaca as apostas mais quentes do festival e aponta as estreias imperdíveis. Já em Petrópolis, a estreia do Comer & Beber Experience, promovido por VEJA RIO em parceria com o Festival Bossa & Sabores, foi um sucesso ao reunir dez chefs premiados e boa música em um fim de semana de celebração.

Voltando à cidade, o Mercadinho São José reabriu as portas em Laranjeiras com catorze operações – da fábrica de sorvetes veganos Hoba ao bar Brewteco -, e muito em breve começarão os agitos por lá. A cena cultural segue animada: o Theatro Municipal recebe vozes da Ópera de Paris na temporada que celebra os laços entre Brasil e França. No esporte, mostramos por que a natação em mar aberto vem conquistando tantos adeptos – uma busca que passa pelo bem-estar físico, mas também pela saúde mental. E, no encerramento do Setembro Amarelo, discutimos iniciativas públicas e privadas para enfrentar o aumento das taxas de suicídio entre jovens, um tema duro, mas urgente. Boa leitura!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês