Centro do Rio ganhará monumento em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina
Obra, de Gianguido Bonfanti, foi encomendada pelo Consulado da Itália e será inaugurada dia 14
No ano do bicentenário da Independência do Brasil, o Centro do Rio vai ganhar um novo monumento em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina. A obra, de Gianguido Bonfanti, foi encomendada pelo Consulado da Itália e ficará na praça que tem o nome do país e fica em frente ao prédio da representação consular, na Avenida Beira-Mar. A inauguração está marcada para o dia 14 de março, quando a mulher de D. Pedro II também completaria 200 anos, e contará com a presença do cônsul-Geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Praça Itália é cuidada pelo Consulado da Itália, que aderiu ao Programa de Adoção de Áreas Públicas da Fundação Parques e Jardins em 2015, tornando-se responsável pela manutenção e conservação paisagística do local. O Projeto foi idealizado pela FPJ, que plantou mudas de alpinia, guaimbê, clúsia, íris-da-praia, clorofito e barléria-vermelha, além de uma jasmim manga. O consulado inovou e criou paredes verdes em seu prédio.
+ Comemoração do Bicentenário da Independência começa na Quinta da Boa Vista
Nascida em Nápolis como princesa do Reino das Duas Sicílias, Teresa Cristina era filha do rei Francisco I, pertencente ao ramo italiano da Casa de Bourbon, e de sua esposa, a infanta Maria Isabel da Espanha.
Também no dia 14 de março será aberta a exposição “Teresa Cristina em construção”, no Palácio Tiradentes, sobre a imperatriz consorte.