Continua após publicidade

O chão é o limite

Grifes apostam nos saiões, lisos ou estampados, como o uniforme do inverno

Por Melissa Jannuzzi
Atualizado em 5 dez 2016, 16h14 - Publicado em 19 Maio 2011, 19h18
Fernando Lemos
Fernando Lemos (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Está chegando ao fim a temporada das pernas de fora. A saia longa, que predominou nas coleções internacionais de outono-inverno, virou a grande aposta das marcas nacionais para a estação mais fria do ano. Lá fora, gigantes como Chanel, Dior e Chloé investem na peça, mesma tendência seguida aqui por Totem, Mara Mac, Cantão e Alessa, entre outras grifes. “A carioca adora o estilo despojado e chique de se vestir”, afirma a consultora de moda Luiza Bomeny. “Então, o saião é perfeito.” Trata-se de uma ótima notícia para quem se cansou das roupas curtas ou coladas ao corpo. Seja lisa ou estampada, a novidade prevalece nas vitrines e conta com garotas-propaganda ? espontâneas, diga-se ? do quilate de Paola Oliveira, Camila Pitanga, Luana Piovani, Carolina Dieckmann e Cleo Pires, todas adeptas do lançamento. Outro ponto positivo é a adequação desse tipo de roupa a qualquer ocasião. Tanto cabe para ir ao trabalho quanto para uma saída à noite.

O resgate do saião vai ao encontro da corrente nostálgica da moda que recria ícones do passado. Desta vez, os estilistas buscaram inspiração no visual das hippies dos anos 60 e 70, que o usavam com frequência, geralmente florido. Outra fonte criativa remete à década de 40, época em que a peça até o tornozelo, com uma modelagem mais justa, se propagou mundo afora como símbolo de elegância. “Ela agora está mais fluida, sem muito babado e com a cintura marcada”, aponta Juliana Marçal, coordenadora de estilo da grife Basthianna. No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a combinação no armário, para evitar certas armadilhas. As mulheres magras e longilíneas podem usar a novidade sem restrições. Já as baixinhas devem apostar em um visual monocromático, para dar a sensação de alongamento. Do contrário, é mais aconselhável usar um vestido comprido. Equilíbrio das proporções é outro ponto fundamental. Se o modelo tiver volume, opte por uma blusa justa, jaqueta curta ou casaco ajustado na cintura. Se for mais apertado, pode usar sem medo sobreposições de tricôs longos. À noite, o ideal é um item de seda harmonizando com a camisa presa por dentro, a fim de marcar a cintura. Nos pés, o complemento final pode ser sandálias rasteiras, sapatilhas, anabelas, clogs (tamancos altos e fechados) ou botas. Uma combinação perfeita para curtir o frio confortável e bem-vestida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.