Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, disponível no Detran
Pessoas de até 40 anos podem solicitar o serviço que traz o CPF como único número de identificação
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como único número de identificação, já pode ser emitida por pessoas de até 40 anos, através do Detran-RJ.
+ Nome sujo na praça! Rio é o estado com mais pessoas endividadas no país
O novo documento começou a ser implementado por etapas, em janeiro do ano passado, e já foram emitidas 379.547 CINs no estado do Rio. A primeira via é isenta de taxas ou pagamento de Duda. Para pedir o novo documento, o cidadão precisa apresentar a certidão original de nascimento ou casamento, e o documento de inscrição no CPF.
Quem não tiver o CPF pode fazer a inscrição pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. O CPF é necessário para a aquisição do novo modelo da identidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Um QR Code está presente na nova identidade, que possibilita verificar a autenticidade do documento, assim como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. O novo documento também tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso da identidade como documento de viagem, em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A CIN também está disponível no formato digital pelo aplicativo Gov.br do governo federal.