Agora é lei! Como será o Projeto Imagine, parque na Barra Olímpica
Previsto para 2028 em área gigantesca, o projeto de Roberto Medina promete o maior anfiteatro da América Latina, para grandes shows nacionais e internacionais

O Parque Imagine, idealizado pela Rock World, de Roberto Medina, a mesma empresa do Rock in Rio, teve a execução de seu projeto aprovado na quarta (24), em votação na Câmara Municipal. O parque destinado a eventos terá capacidade para 100 mil pessoas por dia, em 385 mil metros quadrados que podem receber shows, eventos esportivos e outros. A proposta segue para sanção do prefeito Eduardo Paes.
+ Oásis carioca: novidades para curtir no Jardim Botânico
Enviado pelo prefeito em 2024, o projeto permite que o Potencial Construtivo do terreno do novo parque, com um milhão de metros quadrados autorizados pela legislação para construções, possa ser negociado para execução em outros pontos da cidade, gerando recursos para a construção do Parque Imagine. Áreas do Parque Olímpico que hoje são autorizadas para construções pela legislação e não serão utilizadas no projeto poderão ser aproveitadas em empreendimentos de outras partes da cidade, como a Zona Norte e trechos de Barra e Recreio. Os vereadores incluíram no projeto uma emenda determinando que, a cada metro quadrado transferido, sejam destinados R$ 150 ao Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável (FMUS), para investimentos em melhorias no trânsito.
A conclusão do projeto será, segundo estimativas, em janeiro de 2028, e as projeções é que ele gere um impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na economia da cidade, e mais de 140 mil postos de trabalho. O espaço contará com estruturas como o Rock in Rio Factory, área de aprendizado sobre a criação de grandes festivais, e o Imagine Anfiteatro, que pretende ser o maior anfiteatro da América Latina, para 40 mil pessoas e destinado a grandes shows.
O Imagine Hub Criativo, parte importante do projeto, será um polo de inovação instalado no antigo centro de transmissões internacionais das Olimpíadas do Rio, abraçando games, audiovisual, gastronomia, arte contemporânea e música, além de abrigar um parque temático, um espaço corporativo e um resort de 30 mil metros quadrados com 750 apartamentos. Inaugurado em maio de 2025, o Parque Rita Lee, na área do Parque Olímpico, também será contemplado com investimentos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na área dos transportes, a expectativa é que o projeto impulsione o projeto de instalação do VLT na Barra da Tijuca e conte com um teleférico que tenha cinco estações de parada no bairro.