Avatar do usuário logado
Usuário

Confeitaria Manon, de Ainda Estou Aqui, pode virar patrimônio imaterial

Confeitaria que aparece duas vezes no longa vencedor do Oscar já foi cenário de outras produções e é tombada pela prefeitura do Rio desde 1993

Por Da Redação
30 jun 2025, 16h18 •
confeitaria-manon
Manon: ponto de encontro de personalidades cariocas e da família Paiva no longa-metragem (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Cenário de Ainda estou aqui e palco de 80 anos de história, a Confeitaria Manon, na Rua do Ouvidor, no Centro, pode ser oficialmente reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade do Rio. Foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 337/2025, da vereadora Talita Galhardo (PSDB), que agora depende da sanção do prefeito Eduardo Paes. Em 1993, o imóvel foi tombado pela prefeitura do Rio.

    + Brics: mudanças no trânsito fecham Aterro do Flamengo e orla de Copacabana

    Fundada em 1942 por imigrantes portugueses, a confeitaria foi adquirida por espanhóis em 1965. O lugar preserva elementos arquitetônicos e decorativos em art-déco, como pisos de mármore e espelhos franceses. Da cozinha saem especialidades como o Madrilenho (Madrileño), um pão doce recheado com creme, goiabada e coberto com açúcar de confeiteiro, além dos tradicionais pastéis de Belém e outros doces que fazem parte da memória afetiva da cidade.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    No local, também foram filmadas cenas dos filmes A Vida Invisível, lançado em 2019, e Dercy de Verdade, de 2012. Em Ainda estou aqui, que venceu o Oscar de filme estrangeiro contando a história real da família do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar, a confeitaria aparece em duas cenas. A mesa onde os personagens se reúnem virou um dos principais atrativos de cariocas e turistas que frequentam o local.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês