Sai decreto que permite entrada de pets em supermercados do Rio

De acordo com a medida, divulgada nesta sexta (5), os tutores deverão apresentar certificado de vacinação e comprovante de vermifugação dos pets nos locais

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 ago 2022, 15h53 - Publicado em 5 ago 2022, 18h06
Foto mostra cachorro em loja acompanhado de dona
Pet-friendly: supermercados poderão receber os animais com condições (freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Após diversos restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos cariocas abrirem as portas aos animais domésticos, agora os pets também serão bem-vindos nos supermercados da cidade. O Rio é a primeira capital do país a permitir a entrada e circulação de cães e gatos nos mercados. Os estabelecimentos que desejarem aderir à medida deverão solicitar o selo Super Pet, uma iniciativa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

+ Light, Claro e Tim são os campeões de reclamações no Procon do Rio

“A cultura pet friendly está cada vez mais disseminada na cidade, portanto, nada mais natural do que os supermercados também abrirem suas portas para os animais domésticos. Muitas pessoas deixam seus animais presos na entrada dos mercados enquanto fazem suas compras, correndo o risco de serem roubados ou sofrer um acidente”, explica o presidente da ASSERJ Fábio Queiróz.

De acordo com o decreto publicado nesta sexta (5) no Diário Oficial do município, os supermercados que aderirem à prática deverão seguir certos critérios e parâmetros. Primeiro, as lojas deverão informar ao consumidor, por meio de um aviso, que o estabelecimento é pet-friendly.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na entrada dos mercados, o tutor também deverá apresentar o certificado de vacinação e o comprovante de vermifugação do animal, para manter os ambientes compartilhados sob vigilância e higienização. Os cães não poderão entrar sem coleira ou focinheira (dependendo do porte), e os gatos deverão ser transportados somente em caixas adequadas.

Além de permitir o acesso, os estabelecimentos também poderão instalar áreas de recreação para os animais, com supervisão dos colaboradores, disponibilizar carrinhos específicos para transporte dos pets e oferecer água potável em uma área específica. O tutor não poderá oferecer comida ou água de outro local dentro do mercado.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O novo decreto será celebrado neste sábado (6) com uma ação na unidade do Carrefour da Barra da Tijuca, que contará com a a presença de representantes da prefeitura, da ASSERJ e do supermercado. O evento, realizado das 10h às 15h, terá posto para vacinação antirrábica e distribuição de senhas para agendamento de castração, inclusão de microchip para rastreamento dos animais, além de distribuição de brindes e feira de adoção pet.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.