Decreto da Prefeitura transfere bairro da Glória da Zona Sul para o Centro
Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça (17), mas documento não explica motivo da mudança
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou nessa segunda (16) um decreto que transfere a administração do bairro da Glória para a Subprefeitura do Centro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça (17). Até então, a responsabilidade pela região era da Subprefeitura da Zona Sul.
+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?
Não consta no decreto o motivo da mudança. Lá consta que apenas que ele “altera o Decreto Rio nº 48.610, de 15 de março de 2021, que cria as Coordenadorias Especiais dos Bairros (Subprefeituras) e reorganiza as áreas de abrangência na forma como menciona, e dá outras providências”. Especula-se que a medida seria para dar visibilidade ao subprefeito Alberto Jacob Szafran, subprefeito do Centro, que deverá ser candidato na próxima eleição. Atualmente, quem está à frente da Subprefeitura da Zona Sul é Flávio Guimarães Bittencourt do Valle.
No ano passado, a prefeitura do Rio começou a revitalizar o bairro. Ao todo, os serviços foram distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, o Largo da Glória e as ruas Antônio Mendes Campos, do Catete, do Russel, da Glória, Pedro Américo, Mestre Valentim e Teixeira de Freitas. Será feito, também, o trabalho de recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso a áreas históricas e turísticas da região.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados. Haverá ainda a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos.