Detran RJ divulga o calendário de licenciamento de 2026. Confira aqui
Todo o processo é digital e exige que IPVA e multas estejam em dia
O Detran anunciou nesta terça (6) as datas do calendário de licenciamento anual de veículos para 2026. Os proprietários de automóveis com placas terminadas em 0, 1 e 2 deverão regularizar a situação até 31 de maio. Para os veículos com finais 3, 4 e 5, o prazo vai até 30 de junho. Já as placas com terminações 6, 7, 8 e 9 têm como data-limite o dia 31 de julho.
+ Shopping Tijuca: temperatura de 70 graus impede conclusão da perícia
A definição dos prazos foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Confira o cronograma conforme o final da placa:
- Placas com finais 0, 1 e 2: prazo até o dia 31 de maio;
- Placas com finais 3, 4 e 5: vencimento em 30 de junho;
- Placas com finais 6, 7, 8 e 9: data final em 31 de julho.
Até o término desses períodos, o Certificado de Licenciamento Anual referente a 2025 continuará válido, sem prejuízo aos motoristas.
Todo o processo de licenciamento é realizado de forma digital. Para emitir o documento de 2026, é preciso quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), disponível no site do Bradesco.
Também é obrigatório estar em dia com o pagamento integral do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e com eventuais multas de trânsito vencidas. Pendências financeiras de anos anteriores impedem a emissão do documento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Após a confirmação dos pagamentos, o CRLV-e poderá ser acessado pelo Posto Digital do Detran RJ, pelo aplicativo CNH Digital ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O acesso aos serviços exige cadastro no Gov.br, plataforma do governo federal. Quem desejar pode solicitar a impressão do documento em papel A4 em um posto de vistoria do Detran RJ.





