Ela é carioca: uma das dez bibliotecas mais bonitas do mundo fica no Rio
O Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, conquistou o oitavo lugar no prêmio internacional 1000 Libraries Awards
Adornado por esculturas de personalidades históricas de Portugal, como Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama, o Real Gabinete Português de Leitura encanta a vista de quem passa pela Rua Luis Camões, no Centro.
Fundado em 1837 por imigrantes portugueses, o edifício atual foi inaugurado em 1887 em estilo neomanuelino, inspirado na arquitetura gótica tardia e renascentista de Portugal. Com mais de 300 000 volumes no acervo, reza a lenda que o espírito do escritor Machado de Assis perambula pelo prédio, que costumava frequentar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Tanta história e beleza arquitetônica, levou o prédio a ser considerado uma das dez bibliotecas mais belas do mundo pelo levantamento internacional dos 1000 Libraries Awards. Milhares de concorrentes disputam por uma vaga na seleção global que mobiliza leitores e apaixonados por cultura de todos os continentes e o Brasil foi o único país das Américas a entrar no top 10.
O processo demorou dois meses, reuniu cerca de 200 mil votos e, após uma etapa inicial com 20 finalistas, apresentou a lista definitiva no último sábado (23), onde o tesouro naciobal figura em oitavo lugar.
Iluminadas por uma claraboia central, as estantes de madeira entalhada se elevam até o teto. Os vitrais coloridos e o mobiliário em estilo neogótico completam a imponência do ambiente — repleto de raridades, como primeiras impressões de de Os Lusíadas, de 1572, e as Ordenações Manuelinas, de 1521.
Vale lembrar que o Real Gabinete Português de Leitura foi também eleito em 2014 uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time. O edifício apareceu em quarto lugar na lista, atrás somente da George Peabody Library, da universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos; da Biblioteca Real de Copenhague, na Dinamarca; e da Clementinum, em Praga, na República Tcheca.
+ Histórico: Brasil conquista medalha no Mundial de Ginástica Rítmica
Confira a lista completa das bibliotecas selecionadas:
- Library of Trinity College Dublin (Irlanda)
- State Library of South Australia (Austrália)
- Abbey Library of St. Gallen (Suíça)
- Duke Humfrey’s Library, na University of Oxford (Reino Unido)
- Admont Abbey Library (Áustria)
- Cuypers Library, no Rijksmuseum (Holanda, Países Baixos)
- State Library Victoria (Austrália)
- Real Gabinete Português de Leitura (Brasil)
- Wiblingen Abbey Library (Alemanha)
- Sainte-Geneviève Library (França)