Dez motivos para conhecer o Museu da CBF

Inaugurado no início de agosto, espaço narra de forma interativa a história da Seleção Brasileira

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 2 jun 2017, 13h02 - Publicado em 20 ago 2014, 21h37
Divulgação
Divulgação (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Inaugurado no dia 1º de agosto, o Museu CBF Experience, localizado na nova sede da instituição na Barra da Tijuca, é um prato cheio para os amantes de futebol. Em uma área de 1000 metros quadrados, os fãs do esporte podem acompanhar a história da Seleção Brasileira desde os seus primeiros jogos até os mais importantes títulos. São dezenove instalações com recursos tecnológicos que permitem a interatividade do público com as atrações. O acervo conta ainda com relíquias como uniformes, troféus e fotografias. Confira abaixo dez atrações que você não pode deixar de ver no em uma visita ao museu:

1) As cinco taças da Copa do Mundo

Divulgação
Divulgação ()

As taças das cinco Copas do Mundo conquistadas pela Seleção mais vitoriosa de todos os tempos – em 1958, 1962, 1970, 1004 e 2002 – são exibidas em um espaço que revive convida os visitantes a revirem esses êxitos. Nas paredes da sala em que os troféus estão expostos são projetadas as melhores imagens dos Mundiais conquistados.

2) CBF Immersive

Divulgação
Divulgação ()

Nesta atração, o visitante se sentirá parte da Seleção Brasileira. Através de óculos 3D, é possível viver momentos típicos de um craque do futebol, como cantar o hino, ver os roupeiros arrumando o vestiário e até assistir a uma entrevista coletiva. Também é possível se divertir com quiz, quebra-cabeça e jogo da memória.

3) Coleção de troféus

Divulgação
Divulgação ()
Continua após a publicidade

A sala reúne quase 200 troféus conquistados pela seleção Canarinha ao longo de sua história – entre eles, cinco Mundiais, quatro Copas das Confederações e 72 títulos internacionais oficiais. Há ainda imagens de jogadas e craques que marcaram essas conquistas.

4) Nuvem de troféus

Divulgação
Divulgação ()

Grandes telas interativas equipadas com tecnologia kinect, é possível obter, ao comando das suas mãos, uma série informações sobre cada um dos troféus expostos na sala, com dados, gráficos e imagens.

5) Grande mesa interativa

Divulgação
Divulgação ()

Esta grande instalação reúne em dezesseis mesas touchscreen informações, com fichas técnicas, fotos e vídeos, de todos os jogos da equipe brasileira, seus gols mais marcantes e as vitórias mais representativas. São mais de 1000 jogos reunidos no maior arquivo multimídia do escrete canarinho.

Continua após a publicidade

6) Sons da história

Divulgação
Divulgação ()

A memória sonora da CBF é reunida em dials touchscreen em que é possível ouvir narrações históricas relacionadas à Seleção, através de locuções radiofônicas, declarações e cantos lendários da torcida.

7) Lembranças de um tempo

Divulgação
Divulgação ()

A instalação remete aos primórdios da Seleção, desde a sua fundação e a conquista da Copa Roca, ambas em 1914, até o primeiro Mundial conquistado, em 1958. Além de recursos audiovisuais, o espaço reúne objetos únicos, fotografias e os primeiros troféus da equipe.

8) Nossa pele

Divulgação
Divulgação ()
Continua após a publicidade

O espaço mostra a evolução do uniforme da Seleção Brasileira ao longo dos anos, desde sua estreia em 1914 até o modelo da amarelinha que é utilizado atualmente.

9) Brasil: 27 estados, um só DNA

Divulgação
Divulgação ()

Neste espaço estão reunidas bolas utilizadas nas ruas por pessoas comuns nos 27 estados do país, que representam artisticamente a diversidade e o espírito dos diferentes brasileiros que se unem em torno da mesma paixão: o futebol. Cada um dos exemplares retrata pontos da cultura e da arquitetura dos estados de onde vieram.

10) Photo-corner

Divulgação
Divulgação ()

Nesta atração, os visitantes podem se fotografar dentro de algumas cenas míticas da Seleção, como se fizesse parte da equipe brasileira. O serviço custa R$ 25 e é possível levar a imagem para casa como recordação do museu.

O CBF Experience fica na Avenida Luís Carlos Prestes, 130, na Barra da Tijuca. O funcionamento é de segunda a domingo, das 9h às 17h, com a última entrada às 16h30. Os ingressos custam R$ 22, com meia-entrada para estudantes e idosos. Crianças de menos de 7 anos, professores de rede pública e pessoas com necessidades especiais têm gratuidade. Mais informações pelo telefine 3572-1963 e no site www.cbf.com.br/Museu.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.