Doação de sangue no Rio: bancos fazem campanhas para aumentar estoques
Hemorio celebra 81 anos com ações especiais para atrair novos doadores
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, hemocentros e espaços de coleta promovem ações para incentivar a iniciativa. Além de suprir a demanda imediata e reforçar os estoques sanguíneos, que sofrem baixas durante o inverno e às vésperas das férias, as ações visam conscientizar sobre a importância das doações regulares para salvar vidas.
+Inverno deixa bancos de sangue em situação crítica. Saiba onde doar
Na semana em que completa 81 anos, o Hemorio lança uma campanha especial com uma série de experiências para atrair principalmente jovens doadores. As ações serão realizadas de segunda (1) a sexta (5), das 7h às 18h, e incluem atividades que remetem ao universo gamer e pop. Todos os candidatos à doação poderão jogar fliperama e videogame, dançar k-pop, encontrar influenciadores, tirar fotos com cosplays de personagens icônicos e, claro, ajudar a salvar vidas. Durante os cinco dias de campanha, 200 bottons “hemolover” serão distribuídos diariamente — mil ao longo da semana — como símbolo da importância da doação regular.
Voltada a jovens que nunca doaram ou doaram poucas vezes, a campanha conta com a participação de influenciadores e ações que despertam memórias afetivas, com jogos e personagens que atravessam gerações.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cronograma de ações no Hemorio
Segunda (1) a quarta (3) – Fliperama da Loja Arcade Center instalado no refeitório nos três dias; ações com cosplays de Subzero (Mortal Kombat) e Maria Renard (Castlevania), na segunda (1), das 11h às 15h; e ativação com o youtuber Pedro Cogu (Canal Cogumelando TV) na terça (2), das 12h às 15h.
Quarta (3) – Programação de ações inclui apresentações da influenciadora Amanda Oliveira (k-pop), a partir das 11h; da dançarina e jurada de k-pop Milla, das 10h às 16h; do K-pop cover Anna Clara Lacopo; e do dançarino Vinicius Castro, a partir das 12h. Das 11h às 16h, haverá distribuição de brindes gamers da Loja Genius Lab no pátio.
Quinta (4) – Distribuição de brindes gamers da Loja Genius Lab no pátio das 11h às 16h; e ativaçãos de K-pop cover com Anna Clara Lacopo e Vinicius Castro, a partir das 12h; com a influenciadora Márcia Gêge (perfil Meu Sonho Asiático), a partir das 14h; e com a dançarina e influenciadora Blenda Lira, a partir das 14h
Sexta (5) – O cosplay do Batman estará no Hemorio a partir das 9h
Aniversário no Dia Nacional do Doador de Sangue
A semana foi marcada pelo aniversário de 81 anos do Hemorio, celebrado na última terça (25). Hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, a unidade é responsável pelo abastecimento de cerca de 100 unidades públicas de saúde, incluindo todos os grandes hospitais públicos de emergência e seu próprio hospital, especializado no atendimento a pacientes com doenças hematológicas, como anemia falciforme, hemofilia e leucemia.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) celebrou a data ressaltando o papel essencial do instituto, que, apenas entre janeiro e outubro deste ano, recebeu 73 mil bolsas de sangue. Em 2024, o “Festival do Bem” — iniciativa de voluntários que estimula o ato solidário — arrecadou 300 bolsas durante o evento. “O Hemorio realiza ações constantes para manter seus estoques de sangue e de componentes sanguíneos em níveis adequados para atender às demandas hospitalares decorrentes de acidentes e cirurgias. É um ato de amor que salva vidas e deve ser incentivado”, afirmou o diretor, Luiz Amorim.
O Hemorio recebe, em média, 300 doações por dia, entre coletas na sede e campanhas externas realizadas em universidades, igrejas, clubes, órgãos públicos, empresas e eventos. Para o médico Vicente Januzzi, coordenador do Salão do Doador, as campanhas são fundamentais para manter os estoques e podem impactar até quatro vidas por doação. “Com a proximidade do período de férias, elas costumam diminuir. O procedimento é indolor, não interfere na rotina e salva vidas”, destacou.
O ator Rodrigo Simas, integrante do “Festival do Bem”, esteve no hemocentro para reforçar o chamado. “Estamos aqui doando sangue, nesse ato de solidariedade e de amor em prol da vida. Venham ao Hemorio e ajudem a instituição”, declarou.
O que é necessário para doar
• ter entre 16 e 69 anos;
• pesar mais de 50 kg;
• estar em boas condições de saúde;
• apresentar documento oficial com foto;
• estar acompanhado, no caso de doadores menores de 18 anos, além de portar autorização disponível no site hemorio.rj.gov.br.
Não é preciso jejum, apenas evitar alimentos gordurosos quatro horas antes e não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Gestantes, lactantes e usuários de drogas não podem doar.
Onde doar
Hemorio: Rua Frei Caneca, 8, Centro, de segunda a domingo, das 7h às 18h.
Banco de Sangue Serum: Avenida Marechal Floriano, 99, Centro e Avenida Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca, ambas abertas diariamente das 7h às 18h.
Núcleo de Hemoterapia Zona Sul: Rua das Laranjeiras, 374, Instituto Nacional de Cardiologia, de segunda a sexta, das 9h às 14h.
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 77, Vila Isabel, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho: Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 3º andar, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal Cardoso Fontes: Avenida Menezes Cortes, 3245, Jacarepaguá, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral, 178, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.
Núcleo de Hemoterapia do Instituto de Biologia do Exército: Rua Francisco Manoel, 102, Benfica, de segunda a sexta, das 7h às 11h30.
Núcleo de Hemoterapia do Hospital do Câncer I: Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Leilão com quase 400 gibis raros: já tem lance de mais de R$ 3 mil





