Dois milhões de pessoas não tomaram nenhuma vacina contra Covid-19 no Rio
Somando os 1,5 milhão que não tomaram a 2ª dose, são 3,5 milhões de fluminenses com o esquema vacinal incompleto. Sem a 4ª dose são 6 milhões

Cerca de 3,5 milhões dos 17,5 milhões de moradores do estado do Rio de Janeiro estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 incompleto. Do total, dois milhões de fluminenses ainda não tomaram nem uma dose sequer, e 1,5 milhão de pessoas que receberam a primeira dose nunca mais voltaram aos postos. É o que informa a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ).
+ “Inverno é mais propício para aumento de casos de Covid”, diz secretário
Pessoas com 40 anos ou mais já podem tomar a quarta dose em todo o estado. Mas, segundo a SES-RJ, 6 milhões de fluminenses ainda não procuraram as unidades de saúde para garantir mais esta imunização. Um levantamento feito pela SES, entre os dias 9 e 10 de junho, mostra que 59% das pessoas internados com Covid-19 não estavam com as vacinas em dia.
“A circulação agora dessa variante ômicron, nessa nova onda de transmissão, reforça a importância do esquema vacinal completo”, disse o secretário Alexandre Chieppe, reforçando a importância da imunização.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A boa notícia é que na cidade do Rio, desde 10 de junho, a média móvel de casos tem apresentado queda, o que pode indicar uma desaceleração da contaminação. No dia 10 eram 3.053 casos registrados, enquanto no dia 21, 1.524 casos. O infectologista Alberto Chebabo explicou que a contaminação pela variante ômicron tende a desacelerar no Rio. Mas é importante manter o esquema vacinal completo. “A tendência é que a gente passe a ter agora, nas próximas semanas, uma estabilização de casos e, a partir talvez da próxima semana ou daqui duas semanas, já o início de uma queda do número de casos”, disse o infectologista.
Na cidade do Rio, até a noite de quarta (22), estavam internadas 156 pessoas na rede SUS, 80% dos quais sem as vacinas em dia. Outras 29 pessoas aguardavam por um leito.