De barco movido a energia solar a bioplástico, as inovações nascidas na UFRJ
Projetos de inovação da universidade serão apresentados no Green Rio, que volta à Marina da Glória com programação de quinta (27) a sábado (29)
Bioplásticos, suplementos para animais de estimação, hidratantes e totens desenvolvidos a partir de micro e macroalgas criados em laboratórios da UFRJ estão entre as soluções que o público poderá conhecer na nova edição do Green Rio/Blue Economy Rio Summit 2025. A universidade é uma das participantes do evento, que chega à 13ª edição e ocupa novamente a Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, de quinta (27) a sábado (29), com entrada gratuita e programação dedicada à bioeconomia e a iniciativas sustentáveis. Além dos estandes de empresas, startups, entidades públicas e organizações ligadas às economias verde e azul, a agenda inclui debates, rodadas de negócios e lançamentos tecnológicos. “Participar do Green Rio com projetos que unem ciência, tecnologia e sustentabilidade reafirma o papel da UFRJ como universidade pública comprometida com soluções para os grandes desafios ambientais do país”, afirma o reitor, Roberto Medronho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (InovaUFRJ) apresenta nesta edição do Green Rio uma seleção de projetos que combinam ciência, tecnologia e sustentabilidade. Além dos estudos que revelam o potencial das algas marinhas e do Aquário de Algas, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Produtos de Algas (Cepa/UFRJ), também estarão em exibição um laboratório flutuante para monitoramento de águas poluídas da Baía de Guanabara, sob a coordenação do professor Guto Nóbrega, e um barco movido a energia solar, projetado para competir em rallys nacionais e internacionais de eficiência energética. “A InovaUFRJ mostra, mais uma vez, que a nossa produção científica é capaz de gerar impacto real, seja no fortalecimento da economia verde, na recuperação da Baía de Guanabara ou no desenvolvimento de novas tecnologias limpas”, acrescenta Medronho.
No estande da InovaUFRJ, o público poderá testar algumas das tecnologias e participar de atividades interativas e experiências em realidade virtual.
O A~MARLab, estação-laboratório flutuante, coleta dados contínuos sobre qualidade da água, pH, temperatura, coloração e condutividade. As informações também inspiram produções poéticas e audiovisuais. O barco solar, por sua vez, representa a universidade em provas nacionais e internacionais, reforçando o papel da instituição na pesquisa de mobilidade limpa. “Nossos protótipos demonstram o potencial do ecossistema de inovação da UFRJ”, diz Daniela Uziel, diretora da InovaUFRJ.
A edição deste ano do Green Rio apresenta novidades na programação, como o Demo Day do programa BlueRio, organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade com a Beta-i, reunindo startups e parceiros para apresentação de Provas de Conceito na área da economia azul. Na sexta (28), estreia no Brasil a Feira de Inovação e Negócios Azuis (Fina), que promove projetos, parcerias e investimentos com foco em inovação aquática, após primeira edição em Lisboa.
A programação do evento reúne ainda convidados internacionais que participam de palestras e rodadas de negócios. Delegados da OECD Rural Conference estarão distribuídos em mesas nos dois primeiros dias abordando temas como COP30, economia azul e conexões Brasil-Alemanha. “Estamos muito felizes de poder reunir e promover tantas ações inovadoras e transformadoras nesta edição”, afirma Maria Beatriz Bley Costa, CEO do Green Rio.
Em 2024, o Summit recebeu 4.470 visitantes e 91 expositores, consolidando a relevância internacional do encontro.
Inovação azul
Outro destaque do evento é pigmento natural que será apresentado pela Deep Blue — empresa criada pela professora Anita Valle, do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Algas (LBBAlgas/UFRJ). Tecnologia que já está em processo de patente pela InovaUFRJ, o pigmento azul natural é seguro e estável, extraído de microalgas, e surge como alternativa aos pigmentos sintéticos ainda usados pela indústria, muitos deles tóxicos e alergênicos. O lançamento posiciona a empresa entre as apostas de inovação da economia azul. “A universidade sempre pode mudar a vida das pessoas, trazendo inovações a serviço da sociedade”, reforça Daniela Uziel.
Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique S/N, Aterro do Flamengo. Qui., 10h/18h; sex., 10h30/18h; sáb., 10h15/18h. O evento é aberto ao público, de forma gratuita, e voltado para soluções sustentáveis e à bioeconomia mundial.





