Espécie rara de baleia e golfinhos são flagrados no litoral carioca

Durante uma única expedição, biólogos da Uerj avistaram animais de três espécies distintas, incluindo a ameaçada baleia-franca-do-sul. Confira o vídeo

Por Luiza Maia
Atualizado em 5 jul 2022, 19h13 - Publicado em 5 jul 2022, 16h16
Foto mostra calda de baleia no mar do Rio
Flagradas: espécies foram filmadas e fotografadas por biólogos (MAQUA/UERJ/Divulgação)
Continua após publicidade

Três espécies de baleia – uma delas ameaçada de extinção – e de golfinho fizeram uma visita especial à orla carioca. A passagem dos animais entre as praias de Copacabana e Ipanema foi registrada durante uma única expedição por biológos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (MAQUA-UERJ), com a ajuda de drones.

+ É top mesmo: Grumari é eleita uma das 50 melhores praias do mundo

 

Os animais vistos foram: baleia-jubarte, golfinhos-de-dentes-rugosos e baleia-franca-do-sul. Esta última pode chegar a 17 metros de comprimento e é a mais rara de ser encontrada nesta região. A espécie foi muito caçada durante o período colonial no Brasil, o que a deixou em risco de extinção e tornou mais difícil sua aparição nas águas do Rio.

“Durante os meses de inverno e inicio da primavera, quando migram para as áreas de reprodução, elas deveriam ser mais avistadas por aqui. Mas o número delas é muito baixo. Hoje, a principal área de concentração da baleia-franca na costa do Brasil é o litoral de Santa Catarina”, explica o oceanógrafo José Lailson Brito Júnior, um dos coordenadores do MAQUA.

Continua após a publicidade
Foto mostra pesquisadores avistando baleia
Expedição: pesquisadores contaram com a ajuda de drones para registrar os animais (MAQUA/UERJ/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:

A baleia-jubarte é mais comum de ser vista nas praias do Rio, principalmente entre os meses de junho e agosto, quando costuma deixar o mar gélido da Antártida em busca das águas quentes de Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzir. São animais que podem medir 15 metros de comprimento, em média, e pesar até quarenta toneladas.

Continua após a publicidade

Já os golfinhos-de-dentes-rugosos, conhecidos assim por apresentarem ranhuras nos dentes, são cetáceos com tamanho médio entre 2 e 2,8 metros que vivem em regiões temperadas quentes e tropicais de todo o mundo. No Rio, costumam aparecer entre os períodos de outono e inverno e se alimentam principalmente de tainha e peixe-espada.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.