A explicação sobre o falso alerta de terremoto enviado a alguns celulares

Aviso só chegou a smartphones que operam com sistema Android, do Google; segundo sismólogo, plataforma talvez não estivesse bem calibrada

Por Da Redação
14 fev 2025, 12h53
alerta-terremoto-falso
Alerta falso: aviso assuntou usuários do sistema Android do Rio, São Paulo e Minas Gerais (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Um alerta do Google para um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi enviado para celulares com sistema operacional Android por volta das 2h20 da madrugada desta sexta (14). O aviso também chegou para moradores do Rio de Janeiro, além dos da capital paulista e de Minas Gerais, provocando um grande susto. A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem ele nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registrou qualquer sismo na região nesta madrugada. Ainda de acordo com o órgão, “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que é uma referência nacional na detecção de terremotos, informou que não captou nenhum tremor nem no litoral nem na capital paulista. O Google diz que desativou o serviço e está apurando o que aconteceu.

+ Fábrica de fantasias que pegou fogo em Ramos não tem alvará dos Bombeiros

A Defesa Civil de São Paulo se apressou para informar que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta (14). Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais. “Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, afirma o comunicado, publicado às 3h10 em redes sociais. No Rio, a Defesa Civil Estadual também emitiu nota, às 8h, dando informação semelhante. Afirmou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território fluminense na madrugada desta sexta (14). “Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), não há registro de abalo sísmico no Estado do Rio”, acrescentou.

alerta-terremoto-celulares-android-google
Alarme falso: ‘um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico’, diz Centro de Sismologia da USP (./Reprodução)

Mas o que levou o Google a emitir o alerta? A tecnologia de detecção de terremotos está integrada ao sistema operacional do Google. Lançada em 2020, esta tecnologia transforma os sensores dos smartphones, chamados de acelerômetros — que medem movimentos e orientação —, em pequenos sismômetros. Quando vários celulares detectam vibrações simultaneamente em uma mesma região, o sistema interpreta a movimentação como um possível terremoto e emite um aviso para usuários próximos.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O sismólogo Bruno Collaço, da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e do Centro de Sismologia da USP, disse ao portal UOL que, talvez, a plataforma do Google não esteja bem calibrada. “Um sismo dessa magnitude seria facilmente registrado por estações no Brasil e também mundo afora. Trata-se de um falso alerta. Aliás, dois: um perto de 2h30 e outro às 3h40. Esse sistema do Android usa o acelerômetro do celular das pessoas. Algo não está bem calibrado para o Brasil”, afirmou.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.