Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Final feliz! Garça que engoliu copo de plástico é operada e devolvida

Após o resgate, a garça foi encaminhada ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico

Por Da Redação
16 dez 2024, 11h59 •
garca-moura
Garça moura: ave foi resgatada, operada e devolvida após mais de dez dias de monitoramento (Fabiano Veneza/Seas/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Um sofrimento acompanhado pela população do Rio de Janeiro chegou ao fim neste domingo (15). Uma garça moura (Ardea cocoi) que havia engolido um copo plástico foi finalmente devolvida à natureza após um procedimento cirúrgico para retirada do objeto.

    + Uma lista de trinta restaurantes no interior do Rio que valem a viagem

    O animal foi flagrado no início do mês, no Recreio, Zona Oeste da cidade, com o copo plástico preso no pescoço e o resgate foi feito após mais de dez dias de um monitoramento liderado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

    Siga

    Nos primeiros dias de monitoramento, as equipes técnicas identificaram que a garça conseguia se alimentar mesmo com o copo ‘entalado’ na garganta. Um comedouro foi instalado para atrair a ave, que passou a se alimentar por ali. Foram usados drones para captação de imagens, o que permitiu que técnicos verificassem, em tempo real, as condições do animal e determinassem o melhor momento para a captura.

    + Bar Ximeninho, na Glória, substitui cadeiras após reclamações de infestação de percevejos

    Continua após a publicidade

    As operações mobilizaram mais de 80 pessoas, além de embarcações e drones, envolvendo equipes da Secretaria do Ambiente e Inea, em conjunto com Ibama, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros órgãos ambientais.

    + Como renegociar dívidas e entrar em 2025 com o nome limpo

    O resgate foi complexo, por se tratar de uma ave silvestre, um animal sensível, arisco, que permaneceu ativo por todo o período.

    Continua após a publicidade

    Após o resgate, a garça foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (Cras) da Estácio, em Vargem Pequena, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico que, em poucos minutos, conseguiu retirar o copo do pescoço do bichinho. O copo plástico estava preso ao redor da garganta da ave. “Caso o material não tivesse sido retirado, provavelmente o animal morreria em pouco tempo”, explicou o veterinário especialista em animais silvestres Jeferson Pires.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    A soltura, neste domingo (15), foi feita pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, pelo Inea e acompanhada pelos demais órgãos ambientais. “O caso desta garça é um alerta para todos nós; precisamos da colaboração de toda a população para evitarmos que materiais plásticos continuem chegando à natureza. Existe um esforço grande do estado em relação a isso, mas a responsabilidade é de todos”, clamou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

    O secretário reforçou a importância da parceria com órgãos ambientais de todas as esferas de governo para a preservação e proteção da fauna, da flora e do equilíbrio da biodiversidade no estado do Rio.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 32,90/mês